Catástrofe no Rio Grande do Sul: Governador Eduardo Leite Alerta para Situação Alarmante

A situação das chuvas no Rio Grande do Sul se tornou uma verdadeira catástrofe, com 95 mortes confirmadas até o momento e 131 pessoas ainda desaparecidas. Cerca de 401 cidades, o que representa 80,6% do total do estado, foram afetadas pelos desastres naturais.

Em uma entrevista à imprensa nesta terça-feira (7), o governador Eduardo Leite classificou a situação como “catástrofe”, expressando sua preocupação com a extensão do impacto. Além das vidas perdidas, 48.799 pessoas foram deslocadas de suas casas e estão abrigadas.

Porém, o número total de pessoas afetadas pelo desastre é ainda maior, chegando a 1,4 milhão. O governador ressaltou que praticamente todo o estado está sofrendo de alguma forma com as consequências das chuvas.

Leite reconheceu que os números estão em constante atualização e podem estar sujeitos a imprecisões. Ele também alertou para uma previsão de queda de temperatura, com chuvas fortes previstas para a zona sul do estado a partir da noite de quarta-feira (8) e quinta-feira (9).

Além disso, há projeções de mais chuvas intensas na metade norte do estado entre sexta-feira e domingo, o que pode agravar ainda mais a situação dos rios já elevados e causar novos estragos. Por isso, o governador pediu que as pessoas não retornem às suas casas por enquanto, devido ao risco contínuo de enchentes.

Com informações Agência Brasil