Abertas até 07/07 inscrições para o 3º Festival Internacional de Cinema de Goiânia (Giff)
Nesta edição, mostra conta com apoio da Secult Goiás e segue no formato aberto para longas e curtas-metragens de todos os gêneros e minutagens. Programação é gratuita
As inscrições gratuitas para cineastas brasileiros submeterem filmes para o 3º Festival Internacional de Cinema de Goiânia (Giff) se estendem até 07 de julho, pela plataforma Film Free Way. O festival será realizado de 03 a 08 de dezembro, no Cine Hitz, com mostras competitivas e não competitivas, além de encontros para intercâmbio entre produtores e cineastas. A programação é gratuita.
Nesta edição, o Giff conta com apoio financeiro do governo de Goiás, via Programa Goyazes, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). O evento segue no formato aberto e aceitará longas e curtas-metragens de todos os gêneros e minutagens, finalizados a partir de agosto de 2023 ou ainda em produção.
Em apenas três edições, a mostra já se tornou um espaço de acolhimento e convergência de obras que estão fora do circuito comercial. Em 2023, o festival recebeu mais de 3 mil inscrições brasileiras e internacionais, e exibiu 45 filmes, na sala Sesc do Cine Ritz.
A diretora artística do GIFF, Geórgia Cynara, que é professora de Cinema da Universidade Estadual de Goiás (UEG), destaca o compromisso em seguir com a qualidade e diversidade curatorial. ¨A busca por filmes provocadores, inovadores e arriscados para as mostras competitivas promete ser intensa e prazerosa. Esperamos que realizadores e realizadoras de todas as partes do Brasil e do mundo possam celebrar conosco a alegria de fazer cinema¨, destaca. Já o diretor geral do projeto, Cássio Domingos, lembra que o Giff foi ¨sonhado, principalmente, como uma janela de oportunidades para realizadores independentes de Goiás¨.
Curadoria
A equipe de curadores será formada por profissionais graduados e pós-graduados na área cinematográfica. A seleção de curtas ficará à cargo de Verônica Brandão (GO), Erik Ely (GO) e Raylson Chaves (MS). Já os longas serão avaliados por Victor Vinícius (GO), Robledo Milani (RS) e Tetê Mattos (RJ). As mostras competitivas Origens e Ruptura continuam com a premiação em troféu e dinheiro. As exibições são públicas e gratuitas, assim como as atividades formativas em cinema para a população.
Sobre o Giff
Produzido pela CSD Filmes, com coprodução da Concha Filmes, possui apoio da Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás, Cine Lume Ritz Goiânia, Fun House e Mushroom Comunicação. O projeto é patrocinado pelas empresas Hidráulica Brasil e Catral.