Unidades educacionais goianas recebem circulação de livro em quadrinhos Maria da Penha nas Escolas

A circulação marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha

Em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha, que em 2024 completa 18 anos desde a sua promulgação, a Skambau Produções realiza em agosto a circulação e distribuição do projeto e livro em quadrinhos Maria da Penha nas Escolas, de autoria da escritora Manoela Barbosa e ilustrações de Zaia Angelo. O projeto passará por Orizona, Anápolis, Goiânia, Aparecida de Goiânia e cidade de Goiás, contando com palestras para crianças, adolescentes e profissionais da educação.

A iniciativa faz parte da programação de manutenção de atividades culturais da Skambau Produções, possível graças à Lei Paulo Gustavo, via Governo de Goiás. Para Manoela Barbosa, “agosto é um mês importante na luta das mulheres contra a violência de gênero e doméstica porque marca o momento da criação de uma lei que aos trancos e barrancos vem protegendo mulheres em situação de vulnerabilidade e violência. Com essas agendas queremos reforçar o processo educativo para que meninas e meninos consigam identificar os muitos tipos de violência contra a mulher, conseguindo denunciar e combater essa realidade tão dolorosa que afeta mulheres de todas as idades e classes sociais”.

O livro em quadrinho Maria da Penha nas Escolas é uma produção independente que contou com recursos da lei de incentivo e fomento do Governo de Goiás em 2016. Em 2023, uma nova edição foi produzida e impressões foram viabilizadas pela aprovação na Lei Paulo Gustavo do estado de Goiás e do município de Goiânia. A obra conta a história de Maria da Penha, a farmacêutica brasileira que foi vítima de violência doméstica e tornou-se símbolo da luta em combate à violência contra a Mulher e a sanção da Lei Federal nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. A história é adaptada pedagogicamente para jovens de 10 a 15 anos de idade e em versão braille para crianças com deficiência visual. Aos educadores, um Manual do Professor traz orientações e sugestões de atividades a serem realizadas a partir da leitura.

Desde a sua concepção a obra tem ganhado notoriedade pelas autoridades governamentais como uma obra de relevância educacional e mérito cultural por apresentar a história da lei de forma lúdica. Em 2022, na Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia, a obra teve um grande lançamento que contou com o apoio da Ouvidoria da Mulher, do gabinete da vereadora Aava Santiago e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Goiânia. À época foram distribuídas mais de 15 mil exemplares em 22 cidades do estado de Goiás, com ações em 45 unidades de ensino e distribuição de mais de 200 exemplares da versão ampliada e em braille para escolas e salas de atendimento educacional especializado, além de um esforço coletivo da rede de enfrentamento contra a violência de gênero e da mulher, que oportunizou uma atualização e nova versão da obra.

A obra também conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa de Goiás, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Federal, do Instituto Maria da Penha, do Instituto Idheias, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA, da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Ceará, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Universidade Estadual de Goiás e da Universidade Federal de Goiás.