Saga Jazz Festival traz artistas consagrados na cena nacional para shows inéditos em Pirenópolis
Segunda edição do festival marcada para 17 de agosto, em casa colonial da Rua da Aurora, contará com três apresentações de renomados artistas na cena nacional e internacional do jazz
A cidade de Pirenópolis se prepara para reverenciar a música instrumental, com destaque para o jazz, com apresentações inéditas em Goiás durante a segunda edição do Saga Jazz Festival, marcado para o dia 17 de agosto, a partir das 16 horas. O espaço cultural Santa Dica, localizado em uma charmosa casa colonial na Rua da Aurora, vai receber toda ambientação necessária para transportar o público durante três apresentações de consagrados artistas, para o universo lúdico e complexo deste rico estilo musical.
“Nossa intenção é fomentar a cena do jazz no Brasil, que conta com nomes reconhecidos nacional e internacionalmente, pela qualidade do trabalho que vem realizando. E escolhemos a histórica Pirenópolis para ser o pano de fundo dessa iniciativa, brindando duplamente o público com boa música e uma atmosfera única que só Pirenópolis consegue imprimir”, explica Fausto Valle, que junto com Ricardo de Pina são idealizadores do evento por meio da Criô Projetos.
À frente da curadoria musical encontram-se a dupla de músicos, o baterista goiano, Fred Valle, que há duas décadas dedica-se à evolução da música instrumental em Goiás; junto a Walter Villaça, que foi o guitarrista de Cássia Eller e atualmente integra a banda que acompanha o cantor Nando Reis. Juntos, escolheram os nomes que vão se apresentar em três shows idealizados para o festival.
“Tivemos todo o cuidado de escolher músicos que estão fazendo um trabalho autoral de qualidade na cena nacional, e sendo observados pelos críticos internacionais. O público vai se deparar com o encontro proposital de músicos experientes dividindo o palco com jovens expoentes da música instrumental”, comenta Fred Valle.
Line up 2º Saga Jazz Festival
Para abrir o festival, a cantora de destaque em Brasília, Andresa Sousa prepara um show em homenagem às grandes intérpretes do jazz, a pedido da dupla de curadores. “Achamos que seria uma forma maravilhosa de abrir o evento. Andresa vai emprestar seu potencial vocal para fazer um show que vai promover uma viagem musical no repertório das grandes intérpretes do jazz”, adianta Fred Valle.
O segundo show da noite vai permitir que dois renomados músicos dividam o palco. Filó Machado, consagrado compositor paulista que acumula seis décadas de trajetória musical, faz um dueto com o contrabaixista Michel Pipoquinha, um dos grandes nomes da nova geração. “Estamos ansiosos por esse momento”, comenta Fred Valle.
E para encerrar as apresentações, o jovem trombonista Joabe Reis comanda um sexteto que acaba de retornar da sua primeira turnê europeia, e que está se destacando em performances nas melhores casas de jazz de São Paulo.
O evento também conta com sets do DJ Dudão Melo no intervalo das apresentações, renomado produtor musical, que há três décadas dedica-se à pesquisa da influência do jazz na música brasileira, e assina a produção musical de programas como Jazzmasters pela Alpha FM de São Paulo.
O evento
A ampla área verde do espaço cultural Santa Dica recebe toda ornamentação necessária para transportar o público para a um lugar onde música e natureza se fundem em uma experiência única. A cervejaria artesanal Santa Dica é parceira do evento e levará a variedade de seus chopps autorais. E a parte gastronômica contará com hambúrgueres artesanais.
O Saga Jazz festival é idealizado pela Criô Projeto e Ação, com patrocínio do grupo Saga BYD, e conta com apoio do Governo Federal por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura de Pirenópolis.