GCM PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA PARA TRÂNSITO

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCMG), seguindo o cronograma de ações da Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito, realizou ação educativa no Parque Mutirama.

A ação educativa abordou prioritariamente o tema “Respeite a vida, se for beber, não dirija!” É uma iniciativa importante de conscientização sobre os perigos de combinar álcool e direção. O objetivo é promover a responsabilidade e prevenir acidentes de trânsito causados pela ingestão de bebidas alcoólicas. É fundamental lembrar que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos, e optar por não dirigir após consumir álcool é uma escolha que protege a vida de todos os envolvidos.

A ação realizada teve com foco o público visitante, sendo apresentado o material de trabalho utilizado pelos agentes de trânsito da coordenadoria, como barreiras pantográficas, cones, pistola de condutividade elétrica taser e spark, aparelhos de etilômetro para verificação de alcoolemia, os agentes tiveram a oportunidade de orientar e conscientizar crianças, jovens e adultos sobre regras e condutas que todos devem ter como usuários das vias, participaram também de uma dinâmica usando um equipamento (óculos) de realidade virtual, que simula a embriaguez por álcool e entorpecentes.

No Brasil, dirigir sob efeito de álcool é considerado uma infração de trânsito gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O CTB estabelece que a concentração de álcool no sangue não pode exceder 0,04 miligramas por litro de ar alveolar. Caso o condutor seja flagrado dirigindo com essa concentração ou se recuse a realizar o teste do bafômetro, ele será penalizado.

As penalidades para essa infração incluem multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado e recolhimento da carteira de motorista. Além disso, a reincidência no período de até 12 meses do cometimento da mesma infração resultará na aplicação de multa em dobro.

Vale ressaltar que dirigir sob efeito de álcool é extremamente perigoso, colocando em risco a vida do condutor, de passageiros e de outros usuários da via. É fundamental evitar essa prática, optando por alternativas seguras como utilizar transporte público, táxis ou serviços de transporte por aplicativo quando estiver sob influência de álcool.