Dança de Rua Basileu França apresenta o espetáculo “Césio 137: A Radiação Azul”

O espetáculo, que vai ocorrer no dia 28 de setembro, às 19h30, no Teatro Escola Basileu França, traz reflexões sobre o acidente ocorrido em Goiânia há 37 anos

O grupo Dança de Rua Basileu França Crew estreia seu novo espetáculo “Césio 137: A Radiação Azul,” com direção artística e coreográfica de Ben-Hur Melo. O espetáculo será apresentado no dia 28 de setembro, às 19h30, no Teatro Escola Basileu França, trazendo uma releitura desse trágico episódio através da arte e do movimento. O ingresso custa 30 reais e pode ser adquirido na plataforma Sympla.

O acidente com o Césio 137, ocorrido em Goiânia no dia 13 de setembro de 1987, foi o maior acidente radiológico do mundo fora de uma usina nuclear. Tudo começou com uma máquina de radiologia abandonada pelo Instituto Goiano de Radioterapia em uma antiga sede na Avenida Paranaíba. Catadores de materiais recicláveis encontraram tal máquina e retiraram uma peça dessa, o que fez com que 19 gramas de Césio-137 fossem expostos.

Por conter chumbo, material de relativo valor financeiro, a peça foi vendida para um depósito de ferro-velho, cujo dono a repassou a outros dois depósitos, além de distribuir os fragmentos do material radioativo a parentes e amigos, que, por sua vez, os levaram para suas casas.

Assim, foram espalhados no meio ambiente vários fragmentos de Césio-137, na forma de pó azul brilhante, provocando a contaminação de diversos locais, especificamente naqueles onde houve manipulação do material e para onde foram levadas as várias partes do aparelho de radioterapia. Segundo o site da Assembleia Legislativa de Goiás, o acidente provocou quatro mortes, contaminou 129 pessoas e gerou seis mil toneladas de lixo e rejeitos. “A intensa luz azul emitida pela substância encantou e tragicamente contaminou uma sociedade, trazendo consequências devastadoras”, reflete Ben-Hur, que, além de coreógrafo, é também coordenador da Dança de Rua na EFG Basileu França.

O Grupo de Dança de Rua Basileu França Crew é uma das equipes da EFG em Artes Basileu França, que tem em seu portfólio cursos de formação em Arte-Educação, Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro, e, ainda, um curso superior em Produção Cênica. A EFG em Artes Basileu França é uma unidade ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e é gerida pela Universidade Federal de Goiás, via convênio, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).