Sete capitais comemoram 2 anos de implementação do 5G

O 5G completa dois anos de operação comercial em sete capitais brasileiras, nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste: Boa Vista, Aracaju, Maceió, São Luis, Teresina, Campo Grande e Cuiabá. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, as sete cidades contemplam, ao todo, 5,7 milhões de pessoas. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil fechou o mês de julho com 30,9 milhões de acessos 5G em 672 municípios.

Em todas as cidades, destaque para o aumento expressivo no volume de acessos: nos últimos 12 meses, as sete capitais apresentaram crescimento acima de 80% no indicador, um dado que evidencia a crescente adesão à tecnologia em todo o país. Além das sete capitais, Vitória, Rio de Janeiro, Palmas, Fortaleza, Natal e Recife celebraram o marco em agosto, totalizando cerca de 3,7 milhões de acessos nas seis cidades e regiões metropolitanas.

Desde 2022, quando o 5G foi ativado pela primeira vez, em Brasília, as operadoras de telecomunicações que venceram o leilão têm antecipado as metas estabelecidas pela Anatel. As empresas já cumpriram mais de 70% do cronograma de implantação previsto para 2025. O cronograma da Anatel prevê obrigações de cobertura até julho de 2030, aumentando gradualmente os números de cidades atendidas e de antenas instaladas. Atualmente, há 5G ativo de pelo menos uma das operadoras em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes. Em Salvador, a tecnologia foi inaugurada em 16 de agosto de 2022.

“O avanço do 5G pode ser comprovado com navegações mais rápidas, mas a nova tecnologia tem um potencial maior de transformar outros setores da economia, como o agronegócio e a indústria. A união de velocidade ultrarrápida, tempo de resposta muito mais veloz e capacidade de manter um número ainda maior de dispositivos conectados ao mesmo tempo está transformando setores econômicos”, afirma Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital.


Região Norte:

Boa Vista, capital de Roraima, cruzou a marca de 100 mil acessos 5G nos últimos 2 anos. Dos seis estados da região, Roraima ainda aparece com as menores estatísticas e o menor número de cidades contempladas. Contudo, somente no último ano, houve um incremento de 86%, totalizando 108 mil acessos em agosto.

Região Nordeste:

Quatro capitais comemoram dois anos de implementação 5G: Aracaju, Maceió, São Luis e Teresina, que, juntas, somam mais de 800 mil acessos à tecnologia, ou cerca de 30% do total para a região. As quatro cidades registram crescimento acima de 80% no volume de acessos no último ano, mostrando a popularidade da tecnologia.

Em Aracaju, o sinal 5G está disponível em toda a região central da cidade, se estendendo desde o bairro de Atalaia até o Industrial. Em julho, a cidade registrou cerca de 160 mil acessos à tecnologia, um aumento de 84% em relação ao ano anterior.

A exemplo de Aracaju, Maceió também registra crescimento em 5G. Dados de julho indicam que há cerca de 240 mil acessos na cidade, um crescimento de mais de 100% em relação a julho de 2023. Em Alagoas, a tecnologia está disponível em 6 cidades, com predominância da capital, onde o 5G está presente em grande parte da cidade.

São Luis, entre as 4 cidades aniversariantes, registra o maior número de acessos ao 5G, com mais de 248 mil em toda a cidade. Seus números também são expressivos, com crescimento de 96% no número de acessos nos últimos 12 meses. No estado do Maranhão, a tecnologia está disponível em 4 cidades e regiões metropolitanas, com destaque para Imperatriz, ao sul, com cerca de 57 mil acessos em julho.

Teresina comemora dois anos de implementação do 5G com 186 mil acessos, um crescimento de 98% em relação a julho de 2023. Única cidade não litorânea em destaque, Teresina disponibiliza a tecnologia em toda sua extensão, desde a Cidade Industrial até a Esplanada. No estado, destaque também para Parnaíba, onde a oferta de 5G segue em expansão.

Região Centro Oeste:

A capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, responde por 66% dos acessos ao 5G em todo o estado, com crescimento de 81% no volume entre julho de 2023 e julho de 2024. Toda a cidade é beneficiada com cobertura 5G. No estado, outras 10 cidades são atendidas com a tecnologia, como Bonito, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

Cuiabá também registra dados expressivos para o estado e para a região, com mais de 227 mil acessos 5G, um crescimento de 80% em relação ao último ano. A cidade representa 40% de todos os acessos 5G no estado, onde a tecnologia está disponível em demais 12 cidades, como Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.

Legislação de Antenas

Além dos investimentos das operadoras, a expansão da nova tecnologia depende da atualização da legislação de antenas dos municípios. O 5G exigirá de 5 a 10 vezes mais antenas do que o 4G.

“Nosso investimento é um dos mais significativos do país, mas em muitas cidades enfrentamos desafios para instalar antenas, que são essenciais para o funcionamento do 5G. As cidades precisam atualizar suas leis municipais para alinhá-las à Lei Geral de Antenas, permitindo um licenciamento mais rápido e simplificado”, destacou Ferrari.

Um levantamento do Conecte 5G, iniciativa setorial das prestadoras Algar Telecom, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo, com realização da Conexis Brasil Digital, indica que menos de 10% dos municípios brasileiros têm leis de antenas em conformidade com a legislação federal.