Podcast como excelente aliada à educação
Mesmo com uma saturação no mercado, a ferramenta ainda possui ouvintes fiéis, com mais de 40% dos brasileiros
Comemorado no dia 21 de outubro, o Dia Nacional do Podcast celebra o crescimento de um dos formatos de mídia mais populares da atualidade. Dados da Pesquisa PodPesquisa 2023 destacam que o Brasil é o segundo maior consumidor de podcasts no mundo, com mais de 40% dos brasileiros ouvindo regularmente. O formato conquistou o público devido à sua praticidade e acessibilidade, oferecendo conteúdos que vão de entretenimento a educação, passando por temas de saúde mental e tecnologia.
Segundo Daniel Gomes de Oliveira, coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Estácio e mestre em Ciência da Computação, a facilidade de consumo de podcasts impulsionou seu crescimento, especialmente durante e após a pandemia de Covid-19. “O podcast se tornou uma maneira prática de consumir conteúdo em meio a rotinas atribuídas. Ele possibilita o acesso à informação durante atividades cotidianas, como dirigir ou praticar esportes”, explica.
O impacto da pandemia sobre o consumo de podcasts foi expressivo: de acordo com a Pesquisa Deezer 2021, houve um crescimento de 30% na criação de novas contas no Brasil desde o início de 2020. O período também foi marcado pela diversificação dos temas envolvidos, que passamos a incluir mais tópicos relacionados à educação e saúde mental, além dos já tradicionais programas de entretenimento e notícias.
Na atualidade, o cenário mudou um pouco. Em 2024, houve uma leve queda no consumo de podcasts em comparação com o agosto de 2020. Segundo relatórios recentes do Spotify e da PodPesquisa, a saturação do mercado e o retorno das atividades presenciais impactaram o ritmo de crescimento. No entanto, ele segue como uma ferramenta robusta, especialmente para nichos específicos e no campo da educação, onde continua a desempenhar um papel fundamental. “Apesar do ‘boom’ ter desacelerado, o podcast ainda é uma excelente ferramenta de comunicação e aprendizado, com uma audiência fiel e consolidada. Agora, o foco é produzir conteúdos que sejam mais segmentados e de qualidade”, comenta Daniel.
Ferramenta de educação
Com a crescente popularidade e relevância no cenário educacional e profissional, o podcast segue como uma plataforma para divulgar informações e promover a discussão profunda de forma acessível e democrática. Buscando oferecer essa democratização aos seus alunos, o Centro Universitário Estácio de Goiás lançou o podcast ‘Estácio Tá On’, idealizado por Daniel e alunos do curso de Ciências da Computação.
O projeto aborda temas como inovação, tecnologia e transformação digital, trazendo convidados especiais e conectando o público acadêmico a questões relevantes para o mercado de trabalho. “O podcast não apenas divulga conhecimento, mas também aproxima os alunos do mercado, pois eles estão diretamente envolvidos em todas as etapas de produção, do planejamento à gravação e edição dos episódios”, comenta Daniel.
Daniel ressalta a importância do podcast como ferramenta educacional para os alunos. “O projeto ‘Estácio Tá On’ proporciona uma experiência prática aos alunos, que, além de desenvolver habilidades técnicas, ganham confiança ao debater temas relevantes para o mercado. É uma oportunidade de unir teoria e prática em um ambiente digital cada vez mais presente”, comenta.