Goiás Social leva assistência e desenvolvimento econômico ao Caminho de Cora
Com internet por satélite instalada em todo o percurso, o Governo de Goiás e parceiros visitam povoados e cidades levando benefícios, serviços, suporte para enfrentar vulnerabilidades e apoio ao empreendedorismo.”
Com a missão de impulsionar o turismo e a economia local, o Governo de Goiás anuncia edição especial e itinerante do Goiás Social no Caminho de Cora, de 4 a 26 de novembro, passando pelos 8 municípios e principais povoados que compõem os 300 quilômetros de percurso. A saída será dia 31 de outubro, às 10h30, na Praça Cívica, quando a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, vai conceder entrevista coletiva à imprensa para detalhar a ação.
A iniciativa acontece logo após a instalação da internet via satélite, com 30 pontos de antena e velocidade de 50 megas em todo o caminho. Para que a conectividade faça diferença na vida das comunidades, o Goiás Social chega com mapeamento de vulnerabilidades, benefícios sociais, capacitação, crédito, apoio ao microempreendedorismo e gibiteca para entretenimento das crianças.
“Goiás tem um potencial enorme para o turismo ecológico e de aventura. Por isso precisamos, cada vez mais, investir nas pessoas que vivem nesses locais turísticos para que possam ter emprego e renda, oferecendo serviços de melhor qualidade para quem vem visitar Goiás. Por isso, ao mesmo tempo que levamos proteção social, com os programas e benefícios da OVG e da SEDS, também estamos aqui com a Retomada, a GoiásFomento e os parceiros do Sebrae e Senar, levando oportunidades para essas famílias goianas. Esse é o Goiás Social”, destaca a coordenadora Gracinha Caiado.
O Goiás Social fará atendimento nas cidades de Corumbá, São Francisco de Goiás e Itaguaru, e nos povoados de Caxambu, Radiolândia, Vila Aparecida (Chapeulândia), Alvelândia, Palestina, São Benedito (Olhos d´Água), Calcilândia e Ferreiro.
As comunidades terão acesso aos seguintes serviços:
* Secretaria da Retomada: cadastro de pequenos produtores e empreendedores para as oportunidades oferecidas no programa Impulso Go Pequenas Empresas;
* Secretaria de Desenvolvimento Social: entrega de cartões Dignidade e Mães de Goiás, além do mapeamento de necessidades, como cadÚnico, registro civil, carteira do autista, passe livre para pessoas com deficiência, passaporte para idosos, entre outras;
* Secretaria de Cultura: gibiteca;
* Polícia Militar de Goiás: atendimento e orientação para denúncias de violência doméstica;
* Organização das Voluntárias de Goiás: mapeamento de necessidades de cadeira de rodas e de banho, muleta, colchão, andador, fralda descartável (infantil e geriátrica), malha compressiva e enxoval de bebê;
* GoiásFomento: atendimento para obtenção de crédito e orientação para desbloqueio e utilização dos cartões sociais;
* Sebrae Goiás: consultoria empresarial;
* Senar GO: palestras e cursos de Turismo Rural.
A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Associação Caminho de Cora Coralina.
Impacto Social e Econômico
O projeto visa levar oportunidades e desenvolvimento econômico ao Caminho de Cora, proporcionando às comunidades vulneráveis acesso a políticas públicas e serviços que favorecem a inclusão social, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida. A iniciativa marca um novo capítulo para a região, que se beneficiará com ações de impacto direto para a população local e o fomento ao turismo cultural.
Goiás Social no Caminho de Cora
04/11 – Corumbá de Goiás
05/11 – Caxambu
06/11 – Radiolândia
11/11 – São Francisco de Goiás
12/11 – Vila Aparecida (Chapeulândia)
13/11 – Alvelândia
14/11 – Palestina
18/11 – Itaguari
19/11 – São Benedito (Olhos d´Água)
25/11 – Calcilândia
26/11 – Ferreiro