Universidades federais se destacam em prêmio de design
Ufam, UFPR, UFRGS e UnB ganharam prêmios e menções honrosas no 1º Prêmio P&D Design 2024. Ele foi promovido pelo Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, maior evento nacional da área
Quatro universidades federais, vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), receberam destaque no 1º Prêmio P&D Design 2024 para Teses e Dissertações. A premiação aconteceu durante o 15º Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, em Manaus (AM), na última semana.
Na categoria tese de doutorado, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) venceu em 1º lugar, com o trabalho “O uso das tecnologias 3D em bens imóveis patrimoniais: conservação dos ladrilhos hidráulicos do salão de entrada do Paço dos Açorianos em Porto Alegre”, de Arthur Medeiros, sob orientação de Fabio Pinto. Na mesma categoria, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) levou a menção honrosa com “Sistemas de viabilização e padronização da antropometria digital estática para pessoas com deficiência motora”, de Isabella Sierra, com orientação de Maria Okimoto e coorientação de Márcio Catapan.
Já na modalidade dissertações de mestrado acadêmico, a Universidade de Brasília (UnB) conquistou o 1º lugar com o trabalho “O design para a promoção da autonomia das mulheres: um estudo sobre os bordados a partir da crítica feminista”, de Roberta de Ávila, sob orientação de Ana Maynardes. A UFPR também levou menção honrosa nessa categoria, com “Props as a service prototyping tool”, de Alessandra Petrecca, com orientação de Aguinaldo dos Santos e coorientação de Johan Blomkvist, da Linköping University.
Em dissertações de mestrado profissional, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ficou em 2º lugar, com o trabalho “Design e tecnologia como intervenção e suporte à saúde mental de universitários da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)”, de Juliana Louzada, sob orientação de Almir Pacheco.
P&D Design – O P&D Design é o maior e mais importante congresso da área no Brasil, reunindo pesquisadores de todo o país. A conferência é bianual e tem caráter itinerante, passando por diferentes regiões e universidades. A premiação, que teve sua primeira edição em 2024, visa incentivar a produção científica e assegurar a difusão de trabalhos de excelência acadêmica e profissional. Os critérios estipulados para a concessão do prêmio procuram estimular a pesquisa em design de forma direcionada a práticas que promovam reflexões sobre seu papel na construção de conhecimentos, bem como provoquem transformações em direção a mundos preferíveis.
.
.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)