Governo de Goiás promove neste sábado (23/11) campanha Goiás Unido Contra o Diabetes
Feira de Saúde e Atenção à Pessoa com Diabetes prevê o atendimento a cerca de 3 mil pessoas e terá como foco a avaliação da acuidade visual e fundo de olho das pessoas com diabetes
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza uma série de ações ao longo deste mês em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes. O ponto alto será a campanha Goiás Unido contra o Diabetes, prevista para ocorre neste sábado, dia 23/11, das 8 às 12 horas, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia. A Feira de Saúde e Atenção à Pessoa com Diabetes, aberta ao público, será realizada pela SES-GO em parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (CEROF/UFG) e outras instituições e entidades que atuam diretamente na atenção à pessoa com diabetes.
Para a população em geral, serão oferecidos atendimentos de nutrição, glicemia e pressão arterial, avaliação de risco para desenvolvimento do diabetes (findrisck), fisioterapia, educação física e orientações de prevenção. Já para os pacientes previamente triados, serão oferecidos serviços como: exame do pé diabético, avaliação oftalmológica, ecodopler das carótidas, eletrocardiograma (ECG), avaliação com nefrologista, coleta de sangue, antropometria (avaliação do biotipo físico/ Índice de Massa Corporal), regulação e mesa com demonstração de alimentos apropriados para o paciente com diabetes. Alguns serviços são específicos para pessoas com alterações que serão verificadas no evento.
A campanha contempla a oferta de serviços de prevenção, com foco na avaliação da acuidade visual e fundo de olho das pessoas com diabetes. Também está prevista a Feira da Saúde de promoção da saúde para a população com testes de glicemia e pressão arterial, a distribuição de material educativo, e procedimentos e atendimentos diversos, inclusive odontológico. O secretário-adjunto da SES-GO, Sérgio Vencio, acentua que a expectativa é que a campanha Goiás Unido contra o Diabetes realize cerca de 3 mil atendimentos a pacientes com diabetes e contribua para o diagnóstico precoce da doença.
O evento conta ainda com parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), da Fundação Banco de Olhos de Goiás, Hospital das Clínicas da UFG, Hospital de Olhos de Aparecida, Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead), Liga Acadêmica de Oftalmologia PUC-GO e Liga Acadêmica de Diabetes da Faculdade de Medicina da UFG.
Risco de mortalidade
O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Federação Internacional do Diabetes com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a necessidade de adoção de cuidados preventivos, realização de diagnóstico precoce e tratamento da doença, que é considerada grave. A doença crônica não-transmissível tem como característica a presença de níveis elevados de açúcar no sangue.
A OMS aponta que os casos de diabetes avançam em todo o mundo e que, atualmente, cerca de 10% da população do planeta têm a doença. Os dados revelam que metade dessas pessoas desconhecem que têm diabetes. A pesquisa Sistema de Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostra que a prevalência do diabetes no Brasil tem aumento progressivo desde 2019, e atingiu 10,2% da população brasileira em 2023. No Vigitel Goiás 2023, o primeiro inquérito realizado pela Secretaria de Estado da Saúde com representatividade para o estado e suas macrorregiões, a frequência de adultos que referiram diagnóstico médico de diabetes em Goiás foi 6,4%.
Sérgio Vencio acentua que o diabetes aumenta o risco de mortalidade cardiovascular e complicações agudas e crônicas. As complicações agudas são inerentes a uma descompensação do diabetes em si. Elas são graves, ameaçam a vida e demandam tratamento hospitalar, na maioria das vezes em ambiente de terapia intensiva.
Cead
A Secretaria de Estado da Saúde oferece atendimento especializado na área, por meio do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) e do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG). O Cead conta com atendimento multidisciplinar, ofertando serviço de endocrinologia, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social e podologia. Além disso, os pacientes do Cead, com recomendação médica, contam com a cirurgia metabólica, tratamento cirúrgico do diabetes tipo 2, procedimento que é realizado 100% via videolaparoscopia. O HGG começou a oferecer o serviço em 2018, sendo a única unidade estadual a realizar cirurgias metabólicas pelo SUS.