Com processo na Defensoria, mulher vítima de fraude digital escapa de nova tentativa de golpe

Aos 70 anos de idade, Carmem Lúcia Ataide foi vítima de um golpe em seu banco. Após ser atendida pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e obter uma decisão favorável para a resolução do problema que este crime lhe gerou, a idosa foi vítima de uma nova tentativa. Dessa vez, tentaram se passar pelo defensor público responsável pelo seu atendimento. Sabendo que a Instituição não cobra pelos seus serviços, Carmem conseguiu se desvencilhar dos golpistas.

A DPE-GO é uma instituição pública que presta serviços de assistência jurídica integral e gratuita, sem exigir qualquer valor, transferência ou pagamento às assistidas e aos assistidos. A Instituição não realiza cobranças e não entra em contato por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, para solicitar transferências financeiras para iniciar ou concluir ações judiciais.

“Eu recebi um telefonema e uma mensagem de WhatsApp, dizendo ser da Defensoria Pública do Estado de Goiás. Como eu tenho um processo lá, com o defensor público Fábio Ferreira Santos, eu achei que estava falando com ele”, contou Carmem. Os golpistas, então, pediram o número de seus dados bancários, informando que havia um valor referente ao seu processo para ser depositado.

Quando a idosa se negou a passar as informações, os criminosos insistiram, alegando que Carmem precisaria depositar R$ 9.975 para liberar o valor de sua indenização. “Aí eu pensei: eu tenho é que receber, não tenho que pagar”, afirmou a assistida. “Me informaram que a Defensoria Pública estava muito cheia de processos e que passaram o meu caso para o escritório deles, para aliviar um pouco o trabalho e que tiveram custos para agilizar o meu caso”.

Desconfiada, Carmem se recusou a realizar o pagamento, bloqueou o número e entrou em contato com a DPE-GO para confirmar a situação. “Eu sofri um golpe há três anos, e desde então venho lutando com o apoio da Defensoria Pública. Estou com trauma. Não quero que ninguém mais caia em golpes”, declarou.

Fique atento a sinais de golpes
– A Defensoria Pública nunca entrará em contato, por telefone ou aplicativos de mensagens, pedindo pagamentos por pix ou depósito.

Atenção! A DPE presta assistência jurídica integral e gratuita e não cobra valores por seus serviços

Na dúvida, compareça presencialmente na Unidade da DPE em que recebeu atendimento.