Renato Reno inaugura exposição individual no Centro Cultural Octo Marques

Com abertura no dia 12 de dezembro, ‘Família’ traz o olhar do artista goiano acerca das memórias, laços e objetos que moldam nossa identidade

O artista goiano Renato Reno (@renobsf) inaugura a exposição ‘Família’ no dia 12 de dezembro (quinta-feira), às 19 horas, na Galeria Sebastião dos Reis, no Centro Cultural Octo Marques. A mostra reúne mais de 20 obras inéditas e fica em cartaz gratuitamente até o dia 02 de fevereiro de 2025.

Após o seu trabalho como muralista rodar o mundo, Reno lança sua primeira exposição individual combinando elementos distintos como objetos, fotografias de álbuns antigos, pinturas em tela e intervenções diretamente nas paredes da galeria para explorar a complexidade da dinâmica familiar. A sua nova pesquisa visual faz um convite à reflexão sobre as memórias, os laços e os itens que moldam nossa identidade.

‘Família’ tem curadoria do professor e crítico de arte Paulo Duarte-Feitoza e marca uma nova fase de Renato Reno enquanto artista. As técnicas usadas nas obras refletem sua vivência de quase duas décadas no universo da arte urbana e as experimentações no ateliê Renka, em Goiânia. “Além disso, alguns objetos são feitos em parceria com minha tia Maria das Graças, a Tia Neném, que é artesã. Essa colaboração traz um toque de memória afetiva e conecta o tradicional ao contemporâneo”, comenta o artista.

A exposição foi contemplada pelo Programa Goyazes 2024, mecanismo de fomento gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e tem patrocínio das Tintas Luztol, marca goiana de tintas acrílicas. A produção é de Bruno Abdala.


Memória

Natural de Guapó, Goiás, Renato Reno faz uma imersão nostálgica através de seus desenhos por meio de uma abordagem experimental e fluida sobre a dinâmica das famílias, circulando entre recordações pessoais e coletivas. “As memórias caipiras do interior de Goiás ganham nova vida, traduzindo a tradição em uma linguagem plástica vibrante e contemporânea”, diz o curador Paulo Duarte-Feitoza.

“A exposição nasce desse diálogo entre o que já foi, o que sou e o que ainda estou me tornando: as memórias do interior, os objetos de casa, as diferenças e os laços, tanto da família em que nasci quanto das que encontrei e formei ao longo do caminho”, observa o artista. “As pinturas são pedaços desse processo, uma tentativa de dar forma ao que é invisível, ao que nos conecta e nos define”, completa.

Sobre o artista

Renato Reno é um artista visual e designer gráfico goiano. Suas experiências de infância influenciaram profundamente sua arte, que explora temas de natureza, ancestralidade e imaginação. Co-fundador do estúdio Bicicleta Sem Freio ao lado de Douglas de Castro, Reno se tornou um muralista de renome internacional, com obras espalhadas por países como Estados Unidos, Índia, México e Hong Kong. Em 2018, formou o Ateliê Coletivo RENKA, consolidando sua presença na cena contemporânea goiana. ‘Família’ é sua primeira exposição individual.