O pianista Diego Caetano encerra série de concertos Allegro

O concerto gratuito acontece neste sábado (14/12), a partir das 20h, no teatro do Centro Cultural UFG. O público vai poder apreciar obras que vão desde “Images 2” de Debussy, a “Sonata Pathétique” de Beethoven. A classificação do recital de piano é livre e o acesso a apresentação será por ordem de chegada.

O pianista Diego Caetano começou os estudos em Goiás aos 11 anos, se formou na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG) e aos 25, concluiu com nota máxima o Doutorado em Artes Musicais – Piano Performance pela Universidade do Colorado em Boulder (EUA). Como solista e camerista se apresenta com regularidade em diversos países da América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e África. Atualmente é professor de piano na Sam Houston State University (EUA) e diretor artístico do Ávila International Music Festival, na Espanha.

O programa do concerto deste sábado, (14/12), foi elaborado para oferecer ao público uma jornada musical diversa. De acordo com Diego Caetano, a apresentação terá início com obras de Debussy e Chaminade, oferecendo ao público uma abertura repleta de inspiração artística. “Na sequência Les Soirées de Nazelles de Poulenc, que apresenta um conjunto de variações cheias de humor, profundidade e virtuosismo. A sonata Pathétique de Beethoven traz intensidade emocional e momentos de sublime beleza. Negaceando de Gnattali representa uma ponte entre o erudito e o popular brasileiro, enquanto La Valse de Ravel encerra o recital com um deslumbrante tributo à dança e à decadência da Belle Époque”, explica o pianista.

“Em sua terceira edição, o projeto Allegro enriquece nossa comunidade e contribui de maneira substancial para a formação de públicos mais engajados e conhecedores da música de concerto”, explica a diretora artística e curadora do projeto Allegro, Consuelo Quireze Rosa.

“Democratizar o acesso à música de concerto é fundamental para ampliar horizontes culturais e tornar a arte acessível a todos, independentemente de sua origem ou contexto social. A música tem o poder de emocionar, educar e unir as pessoas. Iniciativas como o projeto Allegro não só apresentam obras-primas ao público, mas também cultivam um ambiente onde novos talentos podem se inspirar e crescer”, finaliza o pianista.

Mais sobre Diego Caetano

O pianista Diego Caetano é considerado pelo jornal italiano La Stampa como um pianista de “técnica e musicalidade brilhantes”. O artista possui mais de 50 prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, destacando-se: 1º lugar no Bonn Prize International Music Competition (Alemanha), 1º lugar no Città di Massa Concorso per Giovani Musicisti (Itália) e 1º lugar “Hors Concours” no Concurso Internacional de Bucareste (Romênia).

Como solista convidado, Diego Caetano já tocou sob a batuta de maestros renomados, como Kayoko Dan, Libi Lebel, Michael Palmer, Guilherme Bernstein, Neil Thomson, Paul Hostetter, Rodrigo de Carvalho, Mario Aschauer e Daniel Guedes, entre outros. Ele também se apresentou em temporadas e festivais como Imago Slovenia, Grand Teton Music Festival, Louisiana International Piano Series, Conservatory Music of the Mountains em Durango, Asia Pacific Saxophone Academy em Bangkok e o Festival Internacional de Música Contemporânea do Rio de Janeiro.