Inclusão com intérpretes de Libras amplia acessibilidade e emociona público do Natal do Bem
Além da presença de intérpretes de Libras para a comunidade surda, todos os espaços contam com acessibilidade. O evento também empresta cadeiras de rodas para quem tem mobilidade reduzida
O Natal do Bem 2024, realizado pelo Governo de Goiás, com o apoio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Goiás Social, mais uma vez reforça seu compromisso com a inclusão social ao incorporar intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as suas atrações culturais. A iniciativa busca garantir que pessoas surdas possam vivenciar plenamente o evento, promovendo a acessibilidade e a valorização da diversidade.
Durante as festividades, a presença dos intérpretes de Libras tem sido essencial para garantir que o público surdo possa acompanhar as apresentações, discursos e interações de forma integral. O evento também conta com rampas de acesso, piso tátil e espaço exclusivo para pessoas com deficiência (PCD) e empresta cadeiras de rodas para quem tem mobilidade reduzida.
A presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destacou a importância desse trabalho para a inclusão. “Queremos que o Natal do Bem seja um espaço onde todos se sintam acolhidos e possam vivenciar a magia dessa época, independentemente das suas limitações. Com os intérpretes de Libras, tornamos o evento mais acessível e respeitoso com todos os goianos”, ressaltou a primeira-dama.
Para os surdos presentes, como Otávio Oliveira Neto, a iniciativa representa mais do que acessibilidade, mas também pertencimento. “Fico muito feliz por me sentir verdadeiramente incluído em um evento de grande porte como esse. Com o apoio dos intérpretes de Libras, posso entender tudo o que está acontecendo e sentir a emoção do Natal ao lado de todos. Essa acessibilidade de fato promove inclusão e nos alegra muito”, disse ele.
Os intérpretes de Libras no Natal do Bem são responsáveis por transmitir não apenas as palavras, mas também a emoção das apresentações, os sentimentos das falas e a energia do evento. “É gratificante poder fazer parte dessa experiência e permitir que o público surdo sinta o Natal. Nosso trabalho vai além da tradução; estamos aqui para trazer o significado e a emoção da celebração”, conta a intérprete Rayne Paiva.
Entre as novidades deste ano, o Desfile Natalino, que abre o Natal logo após a cerimônia de acendimento das luzes, conta com artistas que interpretam a apresentação e as canções na Linguagem Brasileira de Sinais, tornando o momento ainda mais emocionante. Ao todo, a equipe de intérpretes conta com cinco pessoas, além de Rayne: Pollyanne Rodrigues, Lucas Rodrigues, Ludmilla Martins, Ludmeire Martins e Alessandra Símon.
Acessibilidade
O Natal do Bem 2024 reforça seu compromisso com a inclusão ao garantir uma estrutura acessível para todos os visitantes, além de um espaço exclusivo para pessoas com deficiência (PCD) durante o Desfile Natalino, assegurando conforto e segurança. Diogo Ferreira, interno da Vila São Cottolengo, em Trindade, que esteve presente no evento na quarta-feira, acompanhado de outros 45 pacientes da instituição, destacou a importância de poder participar de uma celebração tão grandiosa. “Foi emocionante ver tudo de perto e saber que pensaram na gente. Conseguimos ver tudo de pertinho, foi muito lindo”.
“A acessibilidade em eventos públicos não é apenas uma questão de infraestrutura, mas um direito fundamental que promove a igualdade e a inclusão social, permitindo que todos vivam plenamente a magia do Natal”, frisou Gracinha Caiado. O Natal do Bem 2024 segue até o dia 5 de janeiro, com programação especial e acessível para toda a família, levando cultura e alegria ao público e reafirmando o compromisso de Goiás com a inclusão e a solidariedade.