Cine Goiás Itinerante abre inscrições de agendamentos para 2025

Gestores municipais com interesse em levar a exibição de filmes para suas cidades devem fazer a solicitação pelo site Mapa Goiano

O Cine Goiás Itinerante, projeto do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), abre, nesta terça-feira (17/12), as inscrições abertas para os municípios que queiram solicitar o programa em 2025. A novidade deste ano é que os gestores interessados em levar a iniciativa para suas cidades devem assinar um Termo de Compromisso, juntamente com um Ofício nomeado pela secretária de Cultura, Yara Nunes.

As inscrições são feitas por meio da plataforma Mapa Goiano (https://mapagoiano.cultura.go.gov.br/oportunidade/909/#info) de modo simplificado: basta logar no sistema, acessar a aba “oportunidades” e clicar em “Cine Itinerante 2025”. Leia o regulamento e envie os documentos necessários, entre eles o Termo de Compromisso. As datas de agendamento disponíveis podem ser conferidas na aba de download. Após a inscrição, a confirmação é feita via e-mail ou por contato da equipe responsável, caso haja necessidade.

Além das sessões de cinema, o projeto também oferece atividades formativas. Um dos destaques deste ano no projeto foi a Oficina Stop Motion, ministrado pelo cineasta Nuno Aymar, que teve como proposta apresentar uma introdução da técnica de criação de filmes por meio de fotos junto com um exercício interativo dos fundamentos básicos para a criação de uma animação utilizando objetos recicláveis. Além de estimular o interesse pela arte de animação cinematográfica e desenvolver capacidades criativas de trabalho em grupo, a atividade também promoveu a conscientização sobre a importância da reciclagem para a preservação ambiental.

O programa
O objetivo do programa é democratizar o acesso ao audiovisual no interior do estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área. Geralmente, as equipes permanecem em cada município goiano durante dois dias. As ações são desenvolvidas em escolas, praças e centros culturais, gratuitamente. O projeto tem percorrido várias cidades goianas com exibição de filmes de temática ambiental que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

Entre as atividades desenvolvidas pelo programa, estão ainda a realização de oficinas temáticas, palestras e cursos sobre audiovisual e meio ambiente. Essas ações costumam ser alinhadas com o calendário de eventos regionais dessas cidades, como Cavalhadas, festivais de gastronomia, feiras temáticas, palestras e cursos, além de datas comemorativas, como Dia das Mães, festas juninas, Semana da Consciência Negra e eventos natalinos.