Carros com 13 anos ou mais lideraram as vendas em 2024
Setor bate recorde de 15,7 milhões de unidades negociadas; confira dicas de conservação de veículos para aumentar chances de lucro na venda
O mercado brasileiro de carros usados e seminovos fechou 2024 com 15,7 milhões de unidades vendidas, num crescimento de 9,2% em relação a 2023. Só em dezembro, o número de modelos negociados chegou a 1,47 milhão, volume 15,9% maior em comparação com novembro, segundo a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores).
O clima é de otimismo, principalmente entre proprietários de carros, motos, picapes, caminhões e outros veículos com 13 anos ou mais de fabricação. Foram os queridinhos dos compradores no ano passado. Ainda conforme a Fenauto, os veículos com essa idade lideraram as vendas, com 5,7 milhões de unidades vendidas, seguidos por usados de 4 a 8 anos de fabricação (3,9 milhões de modelos); de 9 a 12 anos (3,5 milhões de unidades) e seminovos, de 0 a 3 anos, com 2,5 milhões de vendas concretizadas.
O mercado está realmente aquecido, e já há alguns meses. Em outubro, por exemplo, o setor automotivo registrou 452,8 mil unidades vendidas em todo o Brasil, um crescimento de 9,6% em comparação a setembro, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Melhor para quem está com o carro todo em dia, tanto na mecânica como na estética. Quem quer garantir um bom preço de revenda deve estar atento a alguns detalhes cruciais para valorizar seu automóvel.
Especialista em estética automotiva, o consultor Rafael Gonçalves, da Aqualis Soluções, detalha as vantagens de quem coloca no negócio um veículo em bom estado de conservação. “Quem sabe mesmo comprar carro já olha logo as condições da carroceria, da pintura, dos vidros, do alinhamento dos para-choques, das portas, o estado dos pneus e, claro, da mecânica do veículo. Mas se o carro estiver bonito, com um interior também conservado, cheiroso, as chances do possível comprador se engajar na negociação são infinitamente maiores”, comenta ele.
Cuidado adicional
Segundo Rafael Gonçalves, a demanda nos estúdios de estética automotiva aumenta 30% entre o fim e o início do ano com serviços como pintura, polimento, vitrificação, descontaminação da pintura e higienização interna completa, todos eles considerados mais elaborados. “São serviços típicos de quem quer dar aquela valorizada no carro antes de vender para lucrar um pouco mais”, completa o consultor. Ele calcula que esse lucro extra pode variar de 10% a 20%.
O mecânico Sergio Rodrigues dá dicas para chegar na negociação com um carro mecanicamente atraente aos olhos do possível comprador. Ele sugere que o proprietário faça uma revisão geral no motor, checando possíveis vazamentos e o nível dos fluídos, bem como corrija possíveis falhas e peças quebradas nos sistemas de arrefecimento, freios, injeção de combustível, suspensão, escapamento e parte elétrica, incluindo regulagem dos faróis.