Portal Expresso recebe mais de 55 milhões de acessos em 12 meses

Procura pela plataforma digital do Governo de Goiás registrou crescimento de 70% em 2024, na comparação com o ano anterior. Ao todo, são 117 serviços oferecidos aos cidadãos

O Governo de Goiás registrou 55.432.600 acessos aos serviços disponíveis nos canais digitais do programa Expresso durante o ano de 2024. O volume de utilizações é 70% maior do que no ano anterior, quando os serviços foram acessados 32,5 milhões de vezes. Os números reforçam a primeira posição, alcançada por Goiás em 2024, como o estado mais digitalizado do país, de acordo com o Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital.

A plataforma Expresso foi desenvolvida por meio de parceria entre a Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Secretaria de Estado da Administração (Sead), e lançada em 2021, com o objetivo de democratizar o atendimento ao cidadão. Ela oferece, por meio do Portal Expresso e aplicativo Expresso Goiás, 117 serviços em ambiente totalmente digital, gerando economia de tempo e dinheiro, ao evitar que o cidadão se desloque até uma unidade do Governo de Goiás para resolver uma demanda. Os canais podem ser acessados pelo usuário de qualquer lugar do mundo, via internet.

Entre as 117 atividades disponíveis, é possível consultar informações de veículos e condutores; agendar atendimento presencial em unidades Vapt Vupt; solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN); registrar ocorrências na Delegacia Virtual; solicitar abertura e renovação de processos para medicamentos de alto custo; solicitar ou consultar boletim escolar da rede estadual de educação; entre outros serviços.

“Trabalhamos muito desde 2019 para digitalizar os serviços do Governo de Goiás e conseguir alcançar o índice que atingimos, que é o primeiro lugar do país em digitalização. Hoje, podemos dizer que o cidadão goiano tem todos os serviços do Estado na palma de sua mão”, afirma o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

“A oferta de um serviço em ambiente digital passa, antes, pela quebra da cultura de burocratização. O governador Ronaldo Caiado tem trabalhado fortemente, desde o início, na simplificação do acesso aos serviços públicos e na adesão da população”, explica o secretário da Administração, Alan Tavares. De acordo com ele, o sucesso do programa também reflete a mudança de comportamento da população, que tem migrado do atendimento presencial para o online.

Como acessar

Hoje há duas formas de usufruir dos serviços disponíveis no portal expresso.go.gov.br: em ambiente logado, onde é necessário informar as credenciais de acesso ao GOV.BR, por se tratar de serviços que dependem de dados sensíveis e protegidos; ou em ambiente não logado, em que não há necessidade de inserir dados de acesso pessoal. Além disso, também é possível acessar alguns dos serviços disponíveis pelo aplicativo Expresso Goiás – atualmente, são 25.

“O Governo de Goiás tem demonstrado, de forma consistente, que a inovação não é apenas um conceito, mas uma prática fundamental na modernização da gestão pública. A adoção de soluções tecnológicas e processos mais eficientes permite que os serviços sejam entregues de maneira mais ágil e acessível, promovendo o bem-estar do cidadão e consolidando nosso estado como referência em digitalização e governança pública no país”, reforça o secretário Alan Tavares.

Simplificação

Para auxiliar as unidades do Governo de Goiás na desburocratização dos serviços, a Sead possui a Superintendência de Transformação Pública, responsável por orientar os órgãos nos processos de transformação dos serviços para disponibilizá-los de forma digital. Além disso, a área realiza a avaliação da gestão e dos serviços públicos, para garantir que a administração consiga alcançar e atender as necessidades da população.

O portal Expresso começou a ser desenhado ainda em 2019, no primeiro ano do governo Caiado. Quando lançado, em maio de 2021, a plataforma disponibilizava 70 serviços ofertados em ambiente 100% digital. Até o final de 2024, esse número chegou a 117.

“Isso foi possível graças aos esforços de todos os órgãos no sentido de transformar e modernizar seus processos internos, permitindo que um serviço possa ser concluído pelo cidadão sem a necessidade de intermediação humana”, destaca a subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos da Sead, Lara Garcia. Segundo ela, novos serviços serão incluídos no programa nos próximos meses, à medida que os processos de simplificação de serviços, em andamento em diversas pastas, forem finalizados.