Sino Vox Patris chega a Goiás e segue viagem até Trindade

O Vox Patris, considerado o maior sino de badalo do mundo, já está em território goiano. Com 55 toneladas, o sino fez uma parada estratégica nesta quinta-feira (29), em um posto de combustíveis na cidade de Cristalina (GO), antes de continuar sua viagem rumo ao município de Trindade, onde será instalado no Novo Santuário do Divino Pai Eterno. A chegada oficial está prevista para o próximo domingo, 1º de junho.

Produzido na cidade de Rydultowy, na Polônia, o Vox Patris desembarcou no Porto de Santos (SP) e agora cruza o país por rodovias federais, sempre escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) devido às dimensões e ao peso da carga. O comboio faz parada no Distrito Federal na noite desta quinta, nas imediações da BR-040, em Santa Maria, para descanso e vistoria técnica.

O sino, que mede 4 metros de altura e quase 5 metros de diâmetro, é destinado ao campanário do novo santuário, que está em fase final de construção. A obra integra os preparativos para a tradicional Romaria do Divino Pai Eterno de 2025, evento que deve reunir milhões de fiéis.

O transporte do Vox Patris envolve uma complexa operação logística, planejada com meses de antecedência, garantindo segurança nas estradas e evitando impactos no tráfego.

Outros dois sinos já estão em Trindade

Além do Vox Patris, os sinos São João e São Lucas, com 9,6 e 5,6 toneladas, respectivamente, já estão em Trindade desde a última segunda-feira (25). Eles foram recebidos por fiéis e autoridades e levados diretamente para o Santuário, onde aguardam a montagem do campanário.

Fabricados pela mesma empresa polonesa, Rudch Bells & Clocks, os três sinos irão compor um dos maiores conjuntos campanais do mundo, que será inaugurado junto com o novo Santuário.

A chegada do Vox Patris representa mais do que um marco logístico — é um símbolo de fé e devoção. Para os devotos do Divino Pai Eterno, o som desse sino será um chamado permanente à oração, à espiritualidade e à tradição religiosa que faz de Trindade a Capital da Fé no Brasil.