Lula diz que só definirá em março se será candidato em 2026: “Depende da saúde”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (2) que apenas em março decidirá se disputará a eleição presidencial de 2026. Aos 80 anos, ele reforçou que sua condição física será determinante para avaliar a possibilidade de buscar um quarto mandato.

“Estou com 80 anos e, para ser candidato, preciso estar 100%. Se eu estiver como estou hoje, tenho condições plenas. Quando chegar no mês de março, nós vamos decidir as coisas direitinho”, declarou Lula em entrevista à TV Record de Pernambuco.

O presidente voltou a criticar seus adversários e afirmou que só entrará na disputa se considerar necessário para impedir a volta do que chamou de “tranqueiras” ao poder.
“Se depender de mim, essas tranqueiras que governaram o país não vão voltar. Se for necessário para evitar esses negacionistas, eu serei candidato”, disse.

Pesquisa aponta vantagem do presidente

A fala ocorre no mesmo dia em que a AtlasIntel divulgou pesquisa mostrando Lula à frente em todos os cenários simulados para a eleição de 2026. Levantamento da CNT/MDA também apontou o presidente na primeira colocação tanto em cenários de primeiro quanto de segundo turno.

Os indicadores apresentados pelos institutos mostram ainda que a aprovação do governo permanece acima da desaprovação.