Ministério das Cidades divulga novos dados da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana

Nas grandes cidades brasileiras que participaram da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana (Pemob) 2025, os ônibus urbanos rodaram, em um ano, mais de 8,1 bilhões de quilômetros. É como dar mais de duzentas mil voltas completas na Terra. Todo esse movimento foi realizado por uma frota operacional de cerca de 22 mil ônibus urbanos, o que corresponde a aproximadamente um quinto da frota nacional, estimada em 107 mil veículos.

A Pemob reúne informações de municípios com população superior a 250 mil habitantes, conforme o Censo 2022 do IBGE. Dos 122 municípios que se enquadram nesses critérios, 82 responderam ao levantamento. No caso dos dados das regiões metropolitanas, entre os governos estaduais, 13 prestaram informações referentes a 29 regiões . A expectativa é que gestores utilizem os dados para planejar e avaliar políticas públicas de mobilidade com mais precisão e eficiência.

“A pesquisa é o ponto de partida para avaliarmos como as políticas públicas de transporte estão funcionando. Com esses dados, conseguimos aprimorar as ações para garantir uma mobilidade melhor para todos. O transporte público no Brasil precisa ser de qualidade, e estamos trabalhando para que isso aconteça”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia.

Os dados coletados pela Pemob apontam que, entre os municípios respondentes, existem 143.572 pontos de embarque e desembarque, 409,8 km de vias exclusivas para BRT e mais de 229,6 mil vagas de estacionamento regulamentadas. Ao todo, em 2024, 4 bilhões de passageiros foram transportados por ônibus e 4 milhões por barcos.

PEMOB

A Pemob integra o desenvolvimento do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU), criado para ampliar o acesso a dados e visualizações rápidas sobre o setor. As séries históricas, gráficos e informações completas estão disponíveis no levantamento disponibilizado pelos respondentes.