Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o país com Sisbi
Equiparação do serviço municipal ao Sisbi-POA permite expansão nacional da comercialização do produto tradicional
município de Bragança Paulista teve seu Sistema de Inspeção Municipal (SIM) equiparado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Com isso, a tradicional “Linguiça de Bragança”, produzida há décadas na cidade, poderá ser comercializada em todo o território nacional.
No primeiro momento, apenas uma agroindústria está habilitada a ampliar seu mercado, mas outras empresas poderão solicitar o enquadramento mediante o atendimento às exigências do sistema.
Para a Superintendência de Agricultura e Pecuária em São Paulo (SFA-SP), a adesão de Bragança ao Sisbi-POA fortalece o agronegócio paulista ao ampliar oportunidades de negócios, renda e arrecadação. A Divisão de Defesa Agropecuária destaca que, para a equiparação, o município ajustou sua legislação e adequou a estrutura do serviço de inspeção, garantindo número compatível de médicos-veterinários e condições técnicas suficientes para assegurar a qualidade da fiscalização.
Segundo o secretário de Desenvolvimento dos Agronegócios de Bragança Paulista, Leonardo Godoi Paes, essas adequações permitiram fortalecer o controle sanitário e apoiar a expansão da cadeia produtiva no município.
A linguiça artesanal produzida em Bragança Paulista tem origem na tradição da criação de suínos por famílias de imigrantes e hoje representa um importante produto econômico local. O município conta com 15 agroindústrias dedicadas à produção de linguiça, que empregam de cinco a 26 trabalhadores cada. Com o Sisbi-POA, a expectativa é que a produção possa triplicar, impulsionando o desenvolvimento regional.
Para obter o selo, as empresas precisam demonstrar controles rigorosos de produção, como monitoramento da água utilizada e controle preciso de temperaturas, além de adequações de equipamentos e rotulagem conforme as normas federais.
Consórcios
Em outubro, o Estado de São Paulo teve a integração de mais quatro consórcios intermunicipais ao Sisbi-POA: Consórcio Intermunicipal Três Rios, Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande, Consórcio Intermunicipal Novo Vale e Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo. Com isso, o estado totaliza seis consórcios integrados, permitindo que municípios compartilhem serviços de inspeção de produtos de origem animal e ampliem mercados para suas agroindústrias.