Itamaraty condena ação dos EUA na Venezuela e expressa solidariedade ao governo venezuelano

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou forte condenação aos ataques realizados pelos Estados Unidos contra a Venezuela e declarou solidariedade ao país vizinho. A posição brasileira foi expressa pelo chanceler Mauro Vieira durante uma conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, neste sábado (3).

Segundo informações divulgadas por Caracas, Yvan Gil agradeceu ao governo brasileiro pelo apoio diante do que classificou como uma agressão militar contra o território venezuelano. Em publicação na rede Telegram, o chanceler venezuelano relatou que Mauro Vieira condenou o episódio de forma enfática e destacou o caráter grave da ação.

“Conversei por telefone com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que manifestou sua forte condenação a este inédito ato de agressão militar criminosa contra o nosso povo. Agradecemos sinceramente suas expressões de solidariedade”, escreveu Gil.

De acordo com o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, os ataques atingiram Caracas, além dos estados de Miranda e Aragua, e outras localidades do país. Ainda segundo autoridades venezuelanas, o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama, Cilia Flores, teriam sido sequestrados do território nacional durante a ofensiva.