Vice-prefeita Coronel Cláudia Lira destaca produção local e convida população para a 2ª Feira da Agricultura Familiar
A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Lira, destacou a importância da Feira da Agricultura Familiar e Economia Criativa, que chega à sua segunda edição nesta quarta-feira (4), como uma iniciativa estratégica para fortalecer a produção local, garantir segurança alimentar e promover uma economia mais justa e sustentável na capital.
Segundo ela, a agricultura familiar tem papel fundamental no abastecimento da cidade, especialmente por meio do cinturão verde de Goiânia, responsável por levar alimentos frescos à população, sobretudo nos bairros mais distantes do centro. “A agricultura familiar é essencial para a nossa segurança alimentar. São os pequenos produtores que fornecem frutas, verduras e legumes e garantem a segurança alimentar da cidade”, afirmou.
A vice-prefeita explicou ainda que a feira aproxima produtores e consumidores, elimina intermediários e contribui para preços mais justos, ao mesmo tempo, em que fortalece agricultores, cooperativas e a economia local. A segunda edição ocorre na Secretaria de Estado da Economia, no Setor Nova Vila, após a primeira realizada no Paço Municipal, com a proposta de ampliar o alcance da iniciativa e aproximar produtores e consumidores em diferentes regiões da cidade.
Itinerância e expectativa de crescimento
De acordo com o diretor de Indústria e Agronegócio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (Sedicas), Jorge Gonçalves, a feira busca aproximar produtores da agricultura familiar do público urbano e fortalecer o setor. “A proposta é ampliar esse contato direto com o consumidor final e alcançar novos públicos por meio de uma feira itinerante”, afirmou.
Segundo ele, a parceria com instituições como SENAR Goiás, FAEG e OCB Goiás fortalece a iniciativa e amplia a diversidade de produtos oferecidos. “Na última edição, tivemos cerca de R$ 60 mil em comercialização em apenas um dia. Para esta edição, a expectativa é de pelo menos 10% a mais, trazendo o produto direto da roça para o público urbano.”
A feira contará com produtos como hortifrúti, frutas, queijos, requeijões, cachaças artesanais, pão de queijo, coxinha de mandioca e itens da economia criativa, todos produzidos por agricultores familiares e cooperativas. “Essa feira não é apenas uma feira comum, é um evento. Ela dá mais visibilidade, mais credibilidade aos produtores e reforça a importância da agricultura familiar para Goiânia e região”, concluiu Jorge.