Nova sede do Colégio Estadual Divaldo Divino de Souza é inaugurada em Aparecida de Goiânia

Unidade escolar, que funcionava em estrutura de placas, agora conta com instalações modernas e investimento de quase R$ 3 milhões

A comunidade escolar do Colégio Estadual Divaldo Divino de Souza celebrou, nesta segunda-feira (22), a inauguração da nova sede da unidade no Bairro Cardoso II, em Aparecida de Goiânia. A obra, financiada com recursos estaduais no valor de R$ 2.907.981,46, contemplou a construção de novos blocos de salas de aula, setor administrativo, refeitório com cozinha, passarelas, além da reforma completa da quadra coberta, muros, calçadas e adequações de acessibilidade e segurança, marcando o fim de uma longa espera por uma estrutura digna.

Representando o governador Daniel Vilela, a ex-secretária de Educação, professora Fátima Gavioli, celebrou a entrega como parte de um amplo processo de substituição das antigas escolas de placa, que já resultou na construção de centenas de quadras esportivas em todo o estado. “Quando derrubamos uma escola de placa e entregamos uma de alvenaria, com dignidade para professores e servidores, estamos valorizando toda a comunidade. E é isso que o Estado de Goiás tem feito, no ritmo certo, com o governador Daniel Vilela dando continuidade a esse trabalho”, declarou.

Durante a solenidade, a gestora da escola, Rosélia Gevaine Fraga Silva, emocionou-se ao relembrar as dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar que, por anos, conviveu com a antiga estrutura de placas. “A escola de placa, quente, com pouco espaço, a cozinha apertadinha que era tipo uma sauna. Hoje nós temos uma cozinha maravilhosa, salas amplas com ar-condicionado e a quadra que os alunos tanto sonhavam. É muita gratidão ver essa transformação acontecer”, afirmou, visivelmente emocionada, dedicando o momento aos ex-diretores que sonharam com a conquista.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, destacou o impacto da nova estrutura na formação dos estudantes e enalteceu a parceria entre o município e o Governo de Goiás. “Pegamos a cidade há um ano e meio em situação crítica, mas não precisa inventar a roda, basta fazê-la girar, como a Fátima fez na educação. É gratificante ver os alunos felizes em uma escola desse padrão, porque o conhecimento garante independência e abre portas para o futuro”, afirmou, reforçando as ações de recuperação da cidade e a integração com as forças de segurança.

Fátima Gavioli também ressaltou que os avanços na educação vão além da infraestrutura e citou as melhorias na alimentação escolar — com cardápios como estrogonofe e escondidinho —, a entrega de uniformes e tênis de qualidade, e ações preventivas de saúde, como o programa de entrega de óculos que já permitiu detectar precocemente doenças graves em crianças. “Quando você cuida da educação, cuida também da saúde, da segurança e da proteção das crianças. Somente a educação muda a vida de um menino e de uma menina”, destacou, arrancando aplausos dos presentes.

A nova sede do Colégio Estadual Divaldo Divino de Souza simboliza uma antiga reivindicação da comunidade escolar e marca uma nova etapa para estudantes, professores e servidores. O vereador Edinho Carvalho, representante da região, também lembrou as dificuldades do passado e destacou os avanços prometidos para a infraestrutura do bairro, como a revitalização de vias importantes, reforçando o coro de que a obra representa não apenas a inauguração de um prédio, mas a realização de um sonho construído ao longo de décadas.