Sou a junção de todas as professoras que tive o prazer de conhecer

Professora de Língua Portuguesa e de Projeto de Vida, Patrícia Silva Pereira escreveu 24 cartas, diferentes e especiais, para seus alunos da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida, de Aporé, motivando-os a fazerem bem as provas do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), aplicadas neste início de outubro.

“Como meus alunos estavam preocupados com as provas resolvi fazer alguma coisa para lembrar a eles que estavam preparados e que são capazes de realizar bem tudo que quiserem”, relata a professora. Todas as cartas foram manuscritas, “o sentimento de ler uma carta impressa não é o mesmo”, declara.

Cada uma delas tinha características únicas, próprias do aluno, a quem era endereçada, explicou Patrícia, além de ter uma explicação sobre a importância das avaliações como o Saego, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e dos estudos, de forma geral, para a vida de cada um.

“Escrevi 24 cartas diferentes e as entreguei um pouco antes da realização da prova, pedi que abrissem no mesmo momento, e foi lindo”, comemora a professora. “Só de ver os olhos brilhando e a emoção, valeu cada momento escrevendo as cartas. Recebi muitos agradecimentos, pessoalmente, por escrito, por postagens nas redes sociais, e, o mais importante, é que marquei a vida deles de alguma forma”, afirma Patrícia.

Me espelhando em outras docentes

Patrícia tem, atualmente, 9 turmas, somando 208 alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. É formada em Letras, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), é casada e mãe da Isabelly, de 11 anos e da Helena, de cinco anos de idade.

Ela conta que já sonhava em ser professora quando ainda estava na creche, espelhando-se na sua professora Izilda, que era muito dedicada e carinhosa com ela e seus coleguinhas. Outras muitas docentes, como sua irmã, Gleicy Silva Pereira, também professora, têm sido inspiração para Patrícia. “Todas essas professoras que passaram por minha vida fizeram com que eu me tornasse a profissional que sou hoje. Sou a junção de todas as professoras que tive o prazer de conhecer”, declara.

“O que me faz feliz em minha profissão é saber que posso mudar a vida das pessoas, que sou um espelho para muitos dos meus alunos e que todas as demais profissões dependem dos professores. Ser professor é ter, todos os dias, a oportunidade de fazer história, despertar sonhos, impactar de forma muito positiva, realidades e futuros”, diz a nossa professora homenageada nesta série que celebra o Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. (fonte:site.educacao.go.gov.br)