Balanço 2023: Armazéns da Conab comprovam alto nível de aproveitamento nas operações de abastecimento social
No ano de 2023, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou diversas operações voltadas ao complexo armazenador da estatal, além dos serviços prestados para as unidades de abastecimento em todo o país. Entre os destaques do ano está o suporte às políticas públicas que a empresa executa com a utilização de suas unidades. No trabalho desenvolvido em conjunto com o Governo Federal, tanto no combate à fome quanto no apoio à produção rural, a Conab movimentou-se para disponibilizar uma maior capacidade de armazenagem para a formação de estoques públicos, entre privados credenciados e unidades próprias, a partir do aumento de 63.860 toneladas (junho/2023) para as atuais 703.822 toneladas, que estão disponíveis a possíveis intervenções que venham a ser necessárias.
Quanto aos programas sociais, os armazéns da Conab foram ainda responsáveis pela guarda, conservação e comercialização do milho, no âmbito do Programa de Venda em Balcão (ProVB), que atendeu a pequenos criadores em 975 municípios. Outro ponto de apoio prestado pela Companhia é o auxílio institucional mantido por meio de sua rede de armazéns, com abono tarifário para diferentes órgãos públicos e instituições. Essas parcerias promovem suporte para a distribuição de alimentos às famílias em insegurança alimentar em diversos estados, além de propiciar cooperação logística nas ações de entes públicos do setor agropecuário nacional.
No ano de 2023, foram também autorizadas 12 parcerias para armazenamento de diversos itens, como alimentos, sementes, equipamentos e ferramentas para fomento da produção familiar. Além desse apoio dado aos parceiros institucionais, os armazéns da Conab mantiveram sob guarda e conservação cerca de 3,49 milhões de quilos em alimentos. Os produtos foram distribuídos para 79.925 famílias, a partir da celebração de Termos de Execução Descentralizados.