Carros elétricos marcam nova fronteira da indústria automotiva ao integrar mobilidade elétrica, conectividade e inteligência artificial

Novos modelos da marca Omoda Jaecoo apresentam plataformas tecnológicas completas, conectando eletrificação, condução assistida e experiência digital
A transformação tecnológica da indústria automotiva chega a um novo patamar com a expansão da mobilidade elétrica e o avanço da inteligência artificial também nos veículos. Inseridas nesse movimento global, a marca Omoda Jaecoo avança em soluções tecnológicas que conectam eletrificação, condução inteligente e experiência digital, consolidando as plataformas como parte da nova era da mobilidade.

Segundo um relatório de tendências publicado pela ZipDo Education, que compila estatísticas globais do mercado automotivo e de IA, aproximadamente 65% dos fabricantes de veículos elétricos já utilizam inteligência artificial em sistemas de assistência ao condutor e direção autônoma, enquanto 82% das estações de recarga contam com algoritmos inteligentes para otimização da distribuição energética.

Esse cenário impulsiona uma revolução que vai além da substituição do motor a combustão: o veículo tornou-se uma plataforma digital completa, conectada a um ecossistema energético e urbano em constante evolução. Os veículos estão apostando em inteligência artificial após a tecnologia ter se tornado o principal caminho para segurança, eficiência, personalização e integração digital na mobilidade moderna.

Nesse contexto, a marca reforça sua presença global ao apresentar novos modelos que unem design futurista, sistemas inteligentes e autonomia elétrica ampliada. “A aposta está justamente em veículos que evoluem junto ao motorista, com capacidade de aprender padrões, receber atualizações remotas e se integrar a experiências digitais do dia a dia. A IA permite que o carro aprenda hábitos e preferências do motorista, como: estilo de condução, rotas mais frequentes, configurações de conforto (climatização, som, iluminação), respostas do assistente de voz e otimiza fluxo de trânsito”, diz William Queiroz, gerente das lojas Omoda Jaecoo em Goiás.

Entre os exemplos da chinesa que unem esses elementos, destaca-se o Omoda 5 HEV, reconhecido como o SUV híbrido mais acessível do país, chega em sua versão SHS-S, que elimina a necessidade de carregamento externo. A proposta combina eficiência energética, dirigibilidade moderna e conveniência, reforçando o compromisso da marca com a popularização da eletrificação no mercado brasileiro.

A marca antecipou, ainda, a chegada do Omoda 7, um SUV híbrido plug-in de alto desempenho que marca o avanço da fabricante no segmento premium. Combinando potência, economia e tecnologias avançadas de assistência ao motorista, o modelo será um dos destaques da nova fase da marca no Brasil.

Lançamentos em 2026:

Com foco em sofisticação, robustez e uso inteligente de energia, os SUVs Jaecoo 5 e Jaecoo 8 farão sua estreia no mercado brasileiro em 2026, ampliando a oferta de modelos eletrificados da marca.

O Jaecoo 8, maior SUV da linha, chega com credenciais de destaque no segmento: Configurações internas para seis ou sete lugares, sistema híbrido plug-in com motor 1.5 turbo e dois motores elétricos, bateria superior a 30 kWh e potência combinada acima de 500 cv, tração integral de série, dimensões imponentes: 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e entre-eixos de 2,82 m e porta-malas de 738 litros com a terceira fileira rebatida.

O interior reforça o posicionamento premium do modelo, integrando um painel digital e multimídia de 12,3”, carregamento por indução e acabamento superior, elementos alinhados aos SUVs eletrificados mais avançados do mundo.

Com esses lançamentos, a marca reforça sua estratégia de eletrificação e tecnologia, espelhando as tendências globais de mobilidade inteligente, conectividade e eficiência energética. “Todos os veículos lançados no Brasil serão eletrificados, combinando diferentes níveis de hibridização com modelos 100% elétricos, conforme o perfil de cada segmento. Essa estratégia acompanha o movimento global de integração entre mobilidade elétrica, conectividade e inteligência artificial, o que redefine o papel do automóvel no cotidiano”, completa William.