Emater Goiás e SME renovam termo de cooperação para execução do projeto Plantando Saberes

A Emater Goiás e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) renovaram o termo de cooperação para execução do Projeto Plantando Saberes. O documento foi assinado nesta quarta-feira (28/08), pelo presidente da Emater, Rafael Gouveia e pelo secretário da pasta, Danilo de Azevedo Costa, na sede da secretaria.

Segundo o presidente, o projeto Plantando Saberes, criado pela Emater Goiás, tem como objetivo transmitir conhecimento, mostrar a importância da agricultura familiar e do trabalho do campo, divulgar ações de preservação e conservação do ambiente para crianças do Ensino Fundamental l de escolas públicas e particulares do estado de Goiás. Além disso, é uma oportunidade para os estudantes terem acesso ao trabalho de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária que a Agência realiza em todo o estado de Goiás para fortalecer a agricultura familiar.

Rafael Gouveia enfatiza ainda que o projeto é importante porque é uma parceria que vai melhorar ainda mais a educação das crianças de Goiânia. “Temos muito orgulho e a missão de contribuir, por meio do nosso trabalho e experiência, com o conhecimento, principalmente do meio rural, das nossas crianças. Na Emater, elas entendem que o leite não vem da caixinha e que o produtor rural tem todo um trabalho muito intenso para os alimentos chegarem à nossa mesa todos os dias. Com o projeto, reforçamos nosso compromisso de manter a educação de Goiânia e de Goiás como as melhores do Brasil”, evidencia.

Para o secretário da SME, Danilo de Azevedo Costa, a parceria proporciona uma experiência única para o aprendizado das crianças em diferentes áreas de conhecimento. “Na prática, as crianças vão absorver muitos saberes, terão mais curiosidades e consciência sobre o meio ambiente e o trabalho do agricultor rural . Tenho certeza que muitos sairão da Emater Goiás mais interessados nas áreas que a instituição atua”, afirma.

O projeto Plantando Saberes é destinado a estudantes da primeira fase do ensino fundamental, na faixa etária de 6 a 10 anos, de todas as escolas, públicas e particulares, de Goiás. Na visita, as crianças conhecem a galeria permanente, o complexo de Laboratórios, Horto de Plantas Bioativas, a Agroindústria e a Estação Experimental Nativas do Cerrado.