Entregas do PAA Goiás 2023 beneficia produtores e famílias vulneráveis em 116 municípios goianos
Mais de cem municípios goianos já estão recebendo as entregas dos alimentos adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA Goiás) neste mês de outubro. Senador Canedo, Sanclerlândia, Alvorada do Norte, Faina, Varjão, Campestre, Heitoraí e Aurilândia são algumas cidades que têm, semanalmente, recebido e realizado a doação simultânea dos produtos adquiridos através do programa.
O PAA é um programa do Governo de Goiás, realizado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
O programa consiste na compra de produtos da agricultura familiar, que posteriormente são doados a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. Com o início das entregas, o Governo de Goiás tem levado alimentos frescos e saudáveis para a mesa de quem precisa, fortalecendo a agricultura familiar goiana e movimentado a economia em 116 municípios localizados em todas as regiões de Goiás.
“Estamos alcançando os nossos objetivos com o PAA em Goiás. Para nós da Emater, o principal é ver o programa investindo nos nossos produtores goianos. Essa renda tem feito e vai fazer a diferença na vida destas famílias. Temos visto que muitos produtores já planejaram realizar investimentos em sua propriedade para aumentar sua renda é exatamente isso que a gente quer, ver o programa fortalecendo e incentivando o trabalho do homem e da mulher do campo”, comemora Rafael Gouveia, presidente da Emater.
A produtora de hortaliças Mara Sheila Almeida vendeu alface, couve, cheiro verde, rúcula, mostarda e doce para o programa no município de Varjão. Para ela, o PAA Estadual é uma nova forma de geração de renda para sua família. “Estou achando maravilhoso participar desse programa. Nós tínhamos os produtos, mas não tínhamos para quem vender e agora o Governo de Goiás compra nossa produção e já indica os lugares certos para a gente entregar. Estou muito feliz com esse projeto do governo”, destaca.