Vigiagro operacionaliza exportação de onça por Foz do Iguaçu para reintrodução na Argentina

Felino integra esforço para preservação da espécie na região

Aexportação de uma onça fêmea de 3,8 anos, com aproximadamente 60 kg, foi concluída, nesta quinta-feira (27), com destino à Argentina. O animal, nascido em cativeiro em 2021, foi doado pelo Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (IPFS), de Corumbá de Goiás/GO, para a Fundación Rewilding Argentina, no Reserve Natural Iberá, em San Isidro, Província de Corrientes.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Vigilância Agropecuária Internacional (Viagiagro) em Foz do Iguaçu, conferiu a documentação e avaliou o transporte e as condições de acondicionamento do animal, verificando a segurança e bem-estar, e emissão do Certificado Veterinário Internacional. A onça, microchipada, será reintroduzida na natureza, parte de um esforço para preservação da espécie no país.

A exportação foi realizada após a conclusão de todos os procedimentos veterinários, incluindo exames, laudos, tratamentos e quarentena. O processo foi iniciado em fevereiro, com a solicitação de exportação ao Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal em Goiás (SISA-GO).