A magia de Flow chega à tela do Cine Ferroviário de Pires do Rio neste fim de semana

Produção vencedora do Oscar 2025 de Melhor Animação, terá exibição gratuita neste sábado e domingo (12 e 13/12)

O Museu Ferroviário de Pires do Rio, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), exibe neste fim de semana, dias 12 e 13 de dezembro, o filme ganhador do Oscar 2025, Flow, no Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio. As sessões são gratuitas e abertas ao público.

Dirigido por Gints Zilbalodis, Flow conta a história comovente de um gato que, após ter sua casa destruída por uma enchente, luta para sobreviver ao se juntar a outros animais em um barco à deriva. O longa não tem diálogos, a comunicação acontece por meio de imagens, sons e movimentos, o que intensifica sua força emocional. O filme conquistou público e crítica ao redor do mundo,
tornando-se o primeiro longa da Letônia a vencer o Oscar de Melhor Animação em 2025, além de receber o Golden Globe na mesma categoria.

Na trama, Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é destruído por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, precisando unir-se a elas apesar das diferenças.

Do auditório ao cinema
Com a proposta de unir patrimônio histórico, arte e cultura, o Cine Ferroviário surgiu como parte essencial do processo de revitalização do Museu Ferroviário de Pires do Rio. O antigo auditório foi completamente transformado em uma moderna sala de cinema, criada para democratizar o acesso ao audiovisual goiano, nacional e internacional.

As sessões na sala são quinzenais, com mostras temáticas, oficinas e debates, o Cine Ferroviário já se consolida como uma nova referência cultural no interior de Goiás, oferecendo experiências cinematográficas que fortalecem a memória e a identidade da região.

Sinopse

Flow (2025, Letônia/Bélgica/França, Livre, 85 min, dir: Gints Zilbalodis)

Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é destruído por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças.

Apoio: Mares Filmes

Confira a programação de 12 e 13/12:

Sexta-feira (12/12) – 19h

Sábado (13/12) – 16h
Classificação livre