‘Até Amanhã’: Filme goiano sobre Violência Contra a Mulher tem pré-estreia gratuita na Assembleia Legislativa dia 19
O curta-metragem “Até Amanhã”, da cineasta goiana Patrícia Silva, que retrata a violência contra a mulher, terá sua pré-estreia no próximo dia 19 (quinta-feira), na Assembleia Legislativa de Goiás, a partir das 19h. E no dia 21, a obra será exibida no Vera Cult Ponto de Cultura, no setor Conjunto Vera Cruz II, também às 19h. As exibições serão gratuitas e abertas ao público.
A trama acompanha Juliana (protagonizado pela atriz Milla Suzart), uma mulher que recebe café da manhã na cama pelo seu companheiro. O que poderia parecer um gesto carinhoso, torna-se inquietante quando ela percebe estar presa em algo muito mais sombrio e que está vivendo o mesmo domingo pela milésima vez.
Sem cenas explícitas de violência, o filme explora de forma sensível a violência psicológica, utilizando uma narrativa circular para evidenciar a dificuldade que muitas mulheres enfrentam ao tentar romper com relacionamentos abusivos.
Além da atriz Milla Suzart, o filme conta ainda com os atores Thiago Moura (companheiro), Eliana Santos (mãe), Clarice Verano (filha) e Ana Garcias (amiga). A Direção de Arte é assinada por Rochelle Silva. Este filme foi realizado pela Pequi Roxo Produções, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Obra como ferramenta de conscientização
Patrícia Silva, autora e diretora do projeto, tem uma trajetória marcada pela dedicação ao cinema e à transformação social. Sua vivência pessoal, incluindo experiências de violência doméstica, e seu interesse em estudos sobre a condição feminina na sociedade foram fundamentais para a criação deste filme.
“Mesmo tendo vivenciado, ainda criança, minha mãe sendo vítima de violência e jurando para mim mesma que isso jamais aconteceria comigo, infelizmente, vivi essa realidade. Mulheres continuam sendo vítimas do machismo e de relacionamentos abusivos, mesmo mulheres que possuem conhecimento e engajamento com tais questões sobre o tema. Enquanto muitas aguardam um ‘Até amanhã’, seja na esperança de mudança de seus parceiros ou na expectativa de que o próximo dia seja diferente, tantas outras sequer têm a oportunidade de viver um novo dia”, relata Patrícia.
“Até Amanhã” transcende o âmbito cultural, tornando-se também uma iniciativa social e educativa que fomenta diálogos essenciais sobre a violência contra a mulher. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Goiás é o segundo pior estado do Brasil para as mulheres. Além disso, dados de 2021 da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 1 em cada 3 mulheres no mundo já foi submetida a violência física e/ou sexual ao longo da vida — número que cresce ainda mais quando incluída a violência psicológica.
O curta-metragem se apresenta como um convite à reflexão e à conscientização, destacando a urgência de combater todas as formas de violência contra a mulher.
📌 Serviço:
Pré-estreia do curta-metragem “Até Amanhã”
Data: 19/12 (quinta-feira) / 21/12 (sábado)
Local: Assembleia Legislativa de Goiás (Av. Emival Bueno, Park Lozandes, Goiânia) no dia 19/ Vera Cult Ponto de Cultura (Rua VC-56, qd113, Lt14, conjunto Vera Cruz II, Goiânia) no dia 21.
Horários: 19h
EXIBIÇÕES GRATUITAS