Eixo Publicação da residência literária inicia atividades com o editor Paulo Verano
O detalhamento das etapas do processo editorial e o debate sobre o ato de publicar compõem o programa da II Residência Literária da Livraria O Jardim, no Eixo Publicação. Abrindo os trabalhos para publicadores e publicadoras residentes, o editor e professor da USP, Paulo Verano, ministra o módulo Edição, no próximo sábado (21/09), durante todo o dia, no Coletivo Centopeia, em Goiânia.
Com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secult Goiás, o programa de residência literária é realizado pela negalilu editora. Ao todo são 138 horas de trabalho dividido em três eixos: Escrita, Publicação e Leitura. As aulas destinadas a escritoras e escritores se iniciaram no dia 14 de setembro, com Marcelino Freire. As rodas de leitura comentada também já estão em curso e o próximo encontro está programado para 2 de outubro.
O Eixo Publicação atende às demandas por formação na cadeia produtiva do livro e às demandas da autopublicação. As residentes e os residentes selecionados têm conhecimento e habilidades em revisão, edição, design gráfico e produção gráfica.
“Temos um time completo para pensar o livro, como objeto, e executar de maneira criativa um projeto editorial a partir dos textos literários que estão sendo produzidos no Eixo Escrita”, afirma a escritora e editora Lari Mundim, idealizadora do programa de residência. O produto final da residência literária é a publicação de uma antologia, que será lançada em fevereiro de 2025.
Segundo Mundim, um dos principais desafios dos instrutores do Eixo Publicação é conduzir os residentes pela fronteira borrada da autoria de quem escreve e da autoria de quem edita livros. Para ela, outro tema importante para estimular a autonomia dos publicadores e das publicadoras será a compreensão ampliada do mercado editorial como espaço político.
Depois da masteclass de sete horas, no sábado, Paulo Verano segue ministrando aulas on-line para a turma do Eixo Publicação nos dias 26 de setembro, 3, 10 e 17 de novembro. O programa conta com ainda com os módulos Design editorial (Laura Del Rey), Produção gráfica (Lília Góes) e Coordenação editorial (Lari Mundim).
Sobre Paulo Verano
Cofundador da Barbatana Edições. Formado em Editoração, com mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde leciona no curso de graduação em Editoração. É professor no MBA em Book Publishing da Casa Educação e na pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM. Já atuou em diversas editoras brasileiras e multinacionais, das quais destacam-se sua atuação como diretor editorial no Grupo Planeta (2006-2011) e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos no Grupo Somos Educação (2014-2015).