Goiânia: curso gratuito ensina a fazer música com objetos inusitados

Oficinas e palestras serão oferecidas no Circo Laheto

Imagine extrair sons, notas musicais, harmonias e ruídos cômicos de objetos inusitados como garrafas, pentes, chaleiras, bexigas, bombas de bicicletas, penicos, latas e pedras. Pois é, a habilidade que ficou consagrada há décadas, no Brasil, pelo multi-instrumentista Hermeto Pascoal, estará acessível por meio de oficinas e palestras gratuitas, entre 22 e 26 de abril, no Circo Laheto, em Goiânia. São  30 vagas, para artistas iniciantes e profissionais, maiores de 18 anos. As inscrições podem ser realizadas até 20/04/2024 pelo e-mail circodorio@gmail.com, enviando currículo artístico para seleção dos artistas residentes. As atividades fazem parte do projeto Casa Brasileira de Palhaços – Edição Palhaço Excêntrico Musical e é uma iniciativa da Circo do Rio Produções Artísticas.

A arte de produzir música a partir de objetos inusitados pode ser desafiadora para alguns, mas se depender da criatividade de outros, a afinação por parte do artista e identificação da plateia com um clássico, como Asa Branca, de Luiz Gonzaga, por exemplo, são rapidamente resolvidas ao usar um bico de torneira, uma mangueira e um funil. Mais especificamente, na palhaçaria, o artista que une a habilidade musical com a comicidade vem ganhando cada vez mais espaço

De acordo com a idealizadora e diretora da Casa Brasileira de Palhaços, Lilian Moraes (Palhaça Currupita), coautora do livro “Palhaços Excêntricos Musicais”, a ideia da formação artística gratuita, deste mês de abril, em Goiânia, é oferecer oficinas teóricas e práticas para capacitar os artistas a desenvolverem um bom número denominado palhaço excêntrico musical. “O palhaço excêntrico musical usa ferramentas essenciais para o processo criativo (ideia, roteiro, sinopse, perfil do número, construção do instrumento e execução da música), além de criar instrumentos musicais inusitados com objetos do cotidiano, transformando tudo numa pequena sinfonia”, explica Lilian.

A equipe da residência ainda conta com a participação do palhaço e instrumentista goianiense Anthony Brito, que estudou violão clássico na Universidade Federal de Goiás e trabalha com palhaçaria desde 2009. Formado pela Escola Livre de Palhaços, desde 2016, hoje, Anthony reside no Rio de Janeiro. “Poder retornar ao meu estado, auxiliando pessoas a aprimorarem seus ofícios é uma grande oportunidade, um reencontro”, garante Anthony.

Essa é a segunda edição da Casa Brasileira de Palhaços, que foi contemplada pelo edital Funarte Retomada 2023 – Circo. A primeira edição – contemplada pelo edital Retomada Cultural RJ (SECEC/RJ) – circulou pelos municípios do Rio de Janeiro, Volta Redonda e Visconde de Mauá, em 2022, alcançando um público em torno de 1.500 pessoas de todas as idades. O objetivo da Casa é utilizar a linguagem circense como instrumento pedagógico para abrir o caminho em direção à formação na arte do palhaço excêntrico musical e conta com a participação dos Mestres Teófanes Silveira (Palhaço Biribinha), do grupo A Turma do Biribinha (Arapiraca/AL), Anthony Brito (Palhaço Fornalha), da Cia. Chirulico (Macaé/RJ) e do pesquisador Celso Suarana (São Paulo/SP). Em Goiânia, a produção executiva fica a cargo de Marcos Vinícius e Maneco Maraca, integrantes do Circo Laheto.

A programação do projeto é para aqueles que gostam de imersão e conteúdo, já que serão cinco dias com atividades em período integral. A palestra “A arte do palhaço excêntrico musical” será realizada na segunda feira (22/04), das 9h às 12h, aberta ao público em geral. As oficinas e palestra contarão com tradução simultânea em libras e audiodescrição. A equipe do projeto também participou de curso, com Cris Muñoz, autista, mãe de autista e assessora de acessibilidade e inclusão do público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), objetivando se capacitar para o atendimento dos participantes com diferentes deficiências.

Confira mais detalhes do conteúdo e programação das atividades:

Oficina de palhaço excêntrico musical (Dias 22, 23, 24, 25 e 26/04 das 9h às 12h) – As quatro relações fundamentais na arte do palhaço: Ele com ele mesmo, ele com o outro, ele com o público e ele com o objeto; Os três tipos de palhaço: O que erra e não sabe que errou, o que erra e diz que foi o outro e o que erra e disfarça; O estado de espírito do palhaço e a dramaturgia do palhaço excêntrico musical.

Oficina de instrumento excêntrico musical (Dias 22, 23, 24, 25 e 26/04 das 14h às 17h) – Noções básicas de música; Pesquisa de objetos do cotidiano que emitem sons; Construção dos instrumentos excêntricos musicais e treinamento de um número excêntrico musical.

            No dia 26/04, sexta, às 19h, na lona do Circo Laheto, será apresentado o espetáculo “Casa de Excêntricos”, fruto dos ensinamentos compartilhados durante as oficinas. Com a participação dos artistas residentes, o espetáculo é voltado para todas as idades e tem a duração de 60 minutos.

SERVIÇO:

Projeto: Casa Brasileira de Palhaços – Edição Palhaço Excêntrico Musical

Local: Circo Laheto

Endereço: Av. H, esq. c/ 72 (Parque da Criança – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74810-070.

Datas: 22, 23, 24, 25 e 26 de abril de 2024

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Valor: Gratuito

Nº de vagas para as oficinas: 30

Público alvo: Artistas iniciantes e profissionais, maiores de 18 anos, interessados em conhecer a arte do palhaço excêntrico musical.

Realização: Circo do Rio Produções Artísticas Ltda