
Goiânia recebe segunda edição do Goiânia Blues Festival
Em três dias o público goiano poderá assistir gratuitamente a shows com os principais representantes do Jazz, Rock e Blues produzidos em Goiás e reconhecidos mundialmente.
A cidade de Goiânia será palco da segunda edição do Goiânia Blues Festival, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de março, no Teatro Sesc Centro. O evento terá sete shows musicais, reunindo artistas de destaque do jazz, rock e blues instrumental. O projeto tem o patrocínio da Equatorial, por meio da Lei Goyazes – Secretaria de Estado de Cultura – Governo de Goiás, e o apoio da Harmonia Musical. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados um dia antes de cada show, pelo site www.sympla.com.br.
A programação tem início no dia 19 de março, às 19h30, com os improvisos e a interatividade do grupo Central do Som, formado por Fred Valle e Edilson Morais, no show Afro Brasilidades. Em seguida, às 20h30, sobe ao palco Walter Villaça e os Caboclos (Fred Valle e Carlos Foca), com um repertório baseado no álbum “OKÊ ARÔ” (2019). Um show que traduz a ideia de paz e integração entre povos.
No dia 20, o festival segue com a MPB, a World Music e o Jazz de Fabiano Chagas, às 19h30, em um show solo que remete à rica trajetória do artista. Às 20h30, é a vez da amizade musical entrar em cena, com o duo “Com a Corda Toda”, composto por Pedro Braga e Luiz Chaffin, que apresentam arranjos originais para dois violões, além de releituras e composições autorais.
O encerramento do evento acontece no dia 21 de março, com três atrações. A banda Jahz Reggae, liderada por Marcelo Maia, se apresenta às 19h. Em seguida, às 20h, Front Jr e Luiz Chaffin apresentam Som Corrente, que leva ao público uma fusão de influências musicais. A última atração do Goiânia Blues Festival será o show de André Mols, que terá início às 21h, propondo uma comunicação com o público através da música, linguagem artística que o compositor considera privilegiada e que transcende o trivial. Mols leva para o palco toda a experiência de mais de três décadas de carreira, e o pioneirismo do Blues em Goiás.
Segundo o músico e produtor Luiz Chaffin, o Goiânia Blues Festival surgiu a partir do nome de uma música composta por Pedro Braga em homenagem à capital goiana, e por isso mesmo o evento busca reunir músicos locais que representem diferentes vertentes da música instrumental, incluindo rock, pop e blues. “A ideia é difundir esse estilo e aproximá-lo do público, destacando artistas que fazem desse gênero sua principal produção cultural”, afirma Chaffin.
O produtor ainda comenta que os artistas confirmados para esta edição formam o que considera um movimento em torno desse tipo de som. Sobre os convidados, Chaffin ainda ressalta: “Todos são músicos de carreira, reconhecidos nacional e internacionalmente, e que já contam uma longa história em palcos brasileiros e estrangeiros. Mas também são músicos que representam a diversidade desse estilo, que nem sempre é evidente para a audiência”.
O Goiânia Blues Festival chega à sua segunda edição com o objetivo de proporcionar uma imersão do público no cenário da música instrumental brasileira. Um projeto que, além de mostrar a qualidade técnica e criativa de seus convidados, resgata a tradição da música instrumental brasileira e apresenta uma proposta acessível, de fácil entendimento e de grande beleza sonora.