Mais de 400 municípios celebraram o Julho Cultura Viva pelo Brasil
O mês de julho de 2024 ficou marcado na história da Cultura Viva com mais de 800 atividades celebrativas aos 20 anos dessa política nacional que certifica e reconhece grupos culturais em todos o país. De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Cultura (MinC) nesta sexta-feira, 2 de agosto, todas as Unidades da Federação aderiram à campanha, organizada em parceria com a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) e o Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre da Rede das Produtoras Culturais.
Foram identificadas ações em 418 municípios, sendo as cidades com mais atividades o Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belém (PA), com 32, 27 e 26 inscrições respectivamente. Outras cidades com destaque foram Recife (PE), Campinas (SP), Cananeia (SP), Belo Horizonte (MG), Santo André (SP) e Porto Alegre (RS), todas com mais de 10 eventos em celebração ao aniversário da Cultura Viva.
No ranking regional, Minas Gerais liderou no Sudeste com 241 municípios participantes. No Nordeste, a Bahia se destacou ao registrar ações em 92 cidades. No Norte, Pará registrou atividades em 44 municípios; no Centro-Oeste, se sobressaiu com 19 cidades e no Sul, Santa Catarina teve 26 municípios participantes.
“Agradecemos a cada um dos 481 Pontos de Cultura e das 268 entidades que atenderam ao nosso chamado e comemoraram em seus territórios as datas de criação e institucionalização da Cultura Viva, a principal política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura”, comentou Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC. “Transformamos julho no mês da Cultura Viva, com apresentações artísticas, oficinas, exposições, rodas de conversa e muitas outras ações espalhadas nas cinco regiões do Brasil”, acrescentou.
A campanha foi lançada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, no dia 3 de junho, em Brasília, durante o 1º Seminário de Pontões de Cultura – Política de Base Comunitária Reconstruindo o Brasil. Na ocasião, também foram apresentados os materiais de apoio para a sociedade civil engajar na mobilização nacional e nova identidade visual da Cultura Viva.
O calendário de celebração foi aberto com o Encontro Nacional Cultura Viva 20 anos, realizado entre os dias 3 e 6 de julho, em Salvador (BA). A programação incluiu debates sobre os avanços, desafios e o futuro da Política Nacional Cultura Viva, além de capacitações para a rede de gestores e os Pontões de Cultura fomentados com recursos federais.
O evento foi organizado pelo MinC e pelo consórcio formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a CNPdC e o apoio do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura de Salvador, da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Federal da Bahia (Proext) e da Casa Rosa.