Mostra de Danças Urbanas valoriza a diversidade cultural de Goiás

As apresentações serão realizadas terça e quarta-feira (08 e 09/07), e mobilizam mais de 70 estudantes do Basileu França e outros 16 grupos de dança de rua da região metropolitana de Goiânia

A Escola do Futuro em Artes Basileu França realiza, nesta semana, nos dias 8 e 9 de julho, a oitava edição da Mostra de Danças Urbanas. O já tradicional evento vai levar para o palco do Teatro Goiânia performances produzidas especialmente para esse espetáculo. Ao todo, serão apresentados 40 números nas duas sessões, com estudantes da unidade de ensino e grupos convidados. As apresentações acontecem sempre às 20h, e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla ao preço de R$25 + taxa do site.

A Mostra de Danças Urbanas tem o objetivo de aproximar o público goiano da diversidade cultural no mundo da dança. Além disso, o evento propõe a valorização artística das criações e movimentos que surgem nos mais variados espaços sociais, assim como os elementos de cultura que as marcam, como destaca o coordenador da área de Danças Urbanas do Basileu França, Ben-Hur Melo.

“Este espetáculo é a verdadeira celebração da diversidade, da força coletiva, e da arte em movimento. Cada grupo traz para o palco sua identidade, sua vivência, sua história, o que contribui para a valorização da diferença e dos corpos em cena. Para este momento, não definimos uma temática específica para podermos ver no palco a genialidade, a expressão e a criatividade desses jovens”, descreve o diretor artístico do evento.

A programação foi construída de modo a exaltar essa diversidade cultural. Nas duas noites, o público vai poder acompanhar performances e coreografias que trazem à tona elementos de vários estilos que compõe a cultura Street, tais como o Hip-Hop, o Breaking, o Popping, o Locking e outros. Nas sessões se apresentam mais de 70 estudantes desse gênero, que integram as turmas de Corpo de Baile, Infantis, Iniciantes e Intermediários de Danças Urbanas da EFG Basileu França. E para abrilhantar ainda mais o espetáculo, outros 16 grupos, vindos de diversas escolas e instituições de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, vão se juntar ao corpo discente do Basileu França nesta iniciativa.

“A Mostra é um importante instrumento para a formação de nossos alunos, primeiro porque eles se sentem valorizados ao subir ao palco e apresentar o trabalho que é desenvolvido nas salas de aula e, segundo, porque, ao trazermos outros grupos, isso permite uma rica troca entre artistas mais experientes e aqueles jovens, contribuindo para o aprimoramento técnico, profissional e pessoal de cada um”, complementa Ben-Hur, que ressalta a importância do evento para a promoção da diversidade cultural brasileira, e de formação dos estudantes.