Secult Goiás alcança o 5º lugar no ranking geral do Programa de Compliance Público 2023

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) avançou no Ranking Geral do Programa de Compliance Público 2023, subindo do 10º lugar em 2022, para a 5ª posição este ano. A pontuação é concedida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE).

“Esta conquista é resultado dos esforços dos gestores da pasta, que têm se empenhado para melhorar cada vez mais o desempenho dos serviços oferecidos pelo governo à sociedade e ao público em geral”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

A pontuação, feita pela CGE, avalia o esforço e o desempenho dos órgãos em disseminar entre suas estruturas e servidores as ações ligadas aos quatro eixos do programa. Dentre os vários requisitos foram avaliados o número de servidores com certificação em Compliance Público, pela Escola de Governo; grau de transparência dos projetos governamentais, e de captação; divulgação, nos meios de comunicação, sobre os eixos Compliance (ética, transparência, responsabilização, gestão de riscos); e a aplicação de questionário sobre internalização do tema da ética, bem como o número de respostas dos servidores.

O Programa de Compliance Público foi implantado pelo governo do Estado para ser um sistema de proteção para a administração e, em especial, da gestão do recurso público, de modo a garantir que esse dinheiro seja bem aplicado e traga benefícios para o cidadão goiano. A iniciativa age ainda na prevenção, para ajudar o gestor a ter todas as informações antes que a despesa seja efetivada e para que seja realizada da melhor forma possível.