Terry Eagleton estabelece pontes entre literatura e outras áreas do conhecimento
Intelectual explora como a literatura interage com a história, a política, a filosofia e a crítica, mostrando como a obra literária se transforma em um terreno de confronto para ideias, valores e ideologias
A literatura ocupa espaço de destaque na cultura letrada humana, com inúmeras intersecções com a história, a política, a filosofia e a crítica. Essas “pontes” acabam por revelar como a obra literária se torna um campo de batalha para a luta de ideias, valores e ideologias, sendo muito mais que um reflexo da realidade: a literatura é um espaço de contestação, de questionamento e de reinvenção do mundo. E é a partir desse prisma que o filósofo Terry Eagleton desenvolve seu desafiador O acontecimento da literatura, que chega pela Editora Unesp.
“A teoria literária esteve bastante fora de moda nas últimas décadas, de tal maneira que livros como este são cada vez mais raros. Há aqueles que serão eternamente gratos por isso, a maioria dos quais não lerá este prefácio”, provoca o autor. “Teria sido difícil prever, nas décadas de 1970 ou 1980, que, de modo geral, a semiótica, o pós-estruturalismo, o marxismo, a psicanálise e coisas parecidas se tornariam, trinta anos mais tarde, línguas estrangeiras para estudantes. A mudança ocorreu, grosso modo, devido a um quarteto de preocupações: pós-colonialismo, etnicidade, sexualidade e estudos culturais.”
Ao longo de cinco grandes eixos, Eagleton empreende uma jornada instigante pelas fronteiras da linguagem e do pensamento, explorando como a literatura emerge e se manifesta em diferentes épocas e culturas. Procura derrubar alguns mitos em torno das figuras do autor, da obra e do leitor, mostrando como a experiência literária é um processo complexo e dinâmico, permeado por tensões e contradições. Combinando teoria crítica e filosofia analítica, o autor vê toda obra literária, de romances a poemas, como uma estratégia para dar conta de uma realidade – que, por sua vez, busca frustrar essa contenção, lançando assim novas questões que a literatura tentará resolver. O “acontecimento” da literatura, argumenta Eagleton, consiste nesse encontro transformador singular, mas também contínuo e infinitamente repetível, entre texto e realidade. Passeando livremente por séculos de teoria, ele lança luz sobre o lugar da literatura em nossa cultura e, ao fazê-lo, reafirma o valor e a validade do pensamento literário hoje.
“Há muitas questões importantes que o fenômeno de afastamento da teoria literária deixou em suspensão, e este livro tenta abordar algumas delas. Começo avaliando a questão de as coisas terem ou não naturezas gerais, o que tem uma óbvia relação com a questão de ser ou não possível falar sobre ‘literatura’. Em seguida, observo como o termo ‘literatura’ é geralmente empregado hoje e, para tanto, examino cada uma das características que considero centrais para o significado da palavra”, pontua Eagleton. “Uma dessas características, a ficcionalidade, é tão complexa que requer um capítulo especial. Finalmente, passo à questão da teoria literária, perguntando se é possível demonstrar que as suas diversas formas têm atributos centrais em comum. Se eu fosse imodesto, diria que este livro oferece um relato sensato do que a literatura (ao menos no presente) realmente significa, além de chamar atenção, pela primeira vez, para o que quase todas as teorias literárias têm em comum. Mas não o sou, então não direi isso.”
Sobre o autor – Terry Eagleton é teórico e crítico literário, filósofo e intelectual público. Atualmente, ocupa o cargo de Distinguished Professor de Literatura Inglesa na Universidade de Lancaster. Entre seus vários trabalhos publicados no Brasil, destacam-se Ideologia: uma introdução (Editora Unesp/Boitempo, 1997), além de Marx e a liberdade (2002), A tarefa do crítico (2010), A ideia de cultura (2.ed., 2011), Doce violência: A ideia do trágico (2013), O sentido da vida: uma brevíssima introdução (2021), Sobre o mal (2022), Esperança sem otimismo (2023) e Materialismo (2023), todos pela Editora Unesp.
Título: O acontecimento da literatura
Autor: Terry Eagleton
Tradução: Thomaz Kawauche
Número de páginas: 320
Formato: 13,7 x 21 cm