Ambientes da CASACOR Goiás destacam o MDF em diferentes aplicações

A 27ª edição da CASACOR Goiás começou e ficará em cartaz até 23 de junho. Este ano o tema é “De presente, o agora“ e leva o público a celebrar a ancestralidade e pensar sobre o legado que queremos deixar para as próximas gerações. A Guararapes, referência na produção de MDF, é apoiadora da mostra e convidou arquitetos a explorarem a versatilidade dos painéis da marca em seus projetos.

“Pelo segundo ano consecutivo apoiamos a CASACOR Goiás, uma região em forte desenvolvimento e que tem posição de destaque no mercado de arquitetura e decoração. Temos um compromisso em estar junto dos melhores profissionais do setor, incentivando ideias e fomentando tendências”, comenta Geruza Kaseker, coordenadora de Produto e Especificação da Guararapes.

O MDF da marca é destaque em quatro ambientes da mostra: A Ilha, do arquiteto Leo Romano, o Estar PERTO, desenvolvido por Natiara Reis e por Paulo Reis, o Espaço Natuzzi, assinado por Lívia Martins, e o Hall de Entrada e Bilheteria, de Rodrigo Peixoto.

Confira todos os detalhes:

A Ilha

O espaço A Ilha é uma espécie de living. Trata-se de um conjunto de mobiliário, sofás, mesa e cadeiras que estão todos agrupados em um único módulo e a circulação é toda periférica. O projeto fala sobre a impermanência da vida, é um convite para um abraço, para a comunhão e a união, num momento pós-pandemia, no qual as pessoas sentem vontade de se encontrar mais.

O arquiteto Leo Romano escolheu o MDF Crômio, lançamento de 2024, que tem aspecto de rocha sedimentar, para fazer uma caixa suspensa que vai do teto às paredes do ambiente. “Como esse MDF parece muito uma pedra, quis causar a sensação de um peso físico muito importante. Em contraste, a parte inferior da parede leva cortina e causa uma impressão de flutuação bem misteriosa”, explica o profissional. O projeto reforça a leveza, o aconchego e a valorização da vida.

Espaço Natuzzi

O Espaço Natuzzi é um quarto com vários ambientes para descanso. Para o projeto, a arquiteta Lívia Martins se baseou no conceito da atemporalidade, um ambiente que pudesse passar de geração para geração ou ser transformado em outros cenários sem a necessidade de grandes alterações.

Materiais clássicos, como piso de mármore e paredes forradas com painéis de MDF foram a aposta da profissional. “O MDF Peroba tem aspecto muito natural e deixou o quarto mais aconchegante. O material foi utilizado também em boiseries nas paredes e em um banco que emoldura a janela, para que o morador possa aproveitar a vista e a luz natural”, detalha. Inspirada na Perobinha, madeira brasileira de grande prestígio na produção de móveis, o MDF Peroba possui cores terrosas e veios marcados e também faz parte dos lançamentos de 2024 da Guararapes.

Estar PERTO

A sala de estar, que leva o nome Estar PERTO, funciona como um oásis de tranquilidade, onde cada elemento foi cuidadosamente selecionado para promover uma sensação de calma e serenidade. Inspirada na elegância minimalista da arquitetura escandinava, o ambiente é um convite para relaxar e recarregar as energias com conforto e aconchego, trazendo o conceito de espaço fluído e integrado. A luz natural, cores neutras e detalhes como vasos de plantas delicadamente dispostos, adicionam frescor.

O MDF escolhido pelos arquitetos Natiara Reis e Paulo Reis foi o Carvalho Natural, utilizado na entrada do ambiente, criando um pórtico junto a tijolos pintados. “Utilizamos uma paleta de cores neutras, reforçando a cultura do essencial, e o MDF Carvalho Natural foi escolhido para trazer um toque de vida, complementando a estética natural que desejamos. O painel tem tom claro e se parece muito com lâmina natural, proporcionando uma sensação de aconchego”, explicam.


Hall de Entrada e Bilheteria

O arquiteto Rodrigo Peixoto foi o responsável pelo projeto do Hall de Entrada e Bilheteria da CASACOR Goiás 2024. A ideia foi criar um espaço funcional e que ao mesmo tempo chamasse a atenção das pessoas. Os móveis e o uso de tons terrosos foram escolhidos para trazer um impacto visual e a sensação de acolhimento. O ambiente se destaca pela combinação de madeira, elementos cimentícios e iluminação suave, com um mix de texturas e elementos.

“A escolha do MDF Imbuia foi intencional, é uma cor escura, que traz aconchego e ao mesmo tempo uma sofisticação para o ambiente. Os painéis foram utilizados nas duas paredes que abraçam o living da bilheteria e trazem personalidade para o projeto”, comenta Peixoto. A Imbuia é uma madeira nobre da Mata Atlântica e associada a móveis de luxo, o MDF da Guararapes busca evidenciar a naturalidade das cores, a realidade dos desenhos e o toque perfeito dessa madeira.

A 27ª edição da CASACOR Goiás vai até o dia 23 de junho na antiga academia Athletics, Avenida T-12, Setor Bueno, em Goiânia (GO). A mostra conta com 37 ambientes planejados por 56 profissionais de arquitetura, design e paisagismo. Mais informações: www.casacor.abril.com.br/mostras/goias/.