Instituto Equatorial está com inscrições abertas para fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil em sete estados brasileiros

Organização vai selecionar e capacitar 300 OSCs dos Estados de Goiás, Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul

O Instituto Equatorial, em parceria com a plataforma Prosas Tecnologia Social, lançou o edital Jornada Equatorial nos Estados de Goiás, Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso do Instituto Equatorial com o desenvolvimento social nos territórios onde o Grupo Equatorial atua.

O projeto visa selecionar e capacitar 300 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com formação e mentoria para elaboração de projetos e captação de recursos. A Equatorial Goiás, empresa do Grupo Equatorial, apoia e estimula a participação das Organizações goianas no edital da Jornada.

Os interessados podem fazer a inscrição até 20 de dezembro, pelo site oficial do programa: institutoequatorial.prosas.com.br ou pelo link disponibilizado na Bio do Instagram do Instituto (@institutoequatorial). Podem participar do processo de seleção as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conhecidas também como ONG, Instituto ou Fundação, que possuam no mínimo, um ano completo de registro na Receita Federal (CNPJ); realizem atividades em uma das áreas de qualificação profissional, empregabilidade, empreendedorismo e geração de renda, educação ou biodiversidade; ou trabalhem diretamente com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

“O apoio às OSCs, por meio do Edital Jornada Equatorial, contribui para a sustentabilidade e o desenvolvimento dessas organizações, que atuam diretamente no fortalecimento de comunidades”, destacou Janaína Ali, coordenadora do Instituto Equatorial. A iniciativa oferece capacitações práticas e mentorias com foco na aplicação direta dos conteúdos no dia a dia de 300 organizações. Entre as inovações estão a criação de espaços colaborativos para troca de experiências e boas práticas, além de módulos flexíveis que atendem a diferentes níveis de maturidade das organizações.

Dos participantes, 60 organizações selecionadas terão acesso à assessoria personalizada, com apoio na elaboração de propostas focadas em mecanismos de incentivo como: Lei Rouanet, Lei de Incentivo à Cultura e Lei de Incentivo ao Esporte. Além disso, 20 projetos serão encaminhados em editais ou outros mecanismos de captação de recursos, ampliando a capacidade financeira destas organizações.

As aulas que terão início em janeiro de 2025 e serão realizadas por meio de uma plataforma virtual, garantindo acessibilidade e redução de custos logísticos.