
Nós Periféricos já reúne 2 mil pessoas cadastradas
Lançada pela Secretaria Nacional de Periferias, plataforma terá oferta de cursos, editais, publicações e eventos direcionados aos territórios
Lideranças, coletivos, iniciativas e associações que atuam nas periferias ganharam um espaço para encontrar oportunidades, atividades e investimentos. É a rede Nós Periféricos, uma estratégia da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, para fortalecer e proporcionar a troca de experiências entre quem está atuando nas comunidades ao redor do país.
Lançada no último dia 14 de junho, a plataforma já reúne mais de 2 mil pessoas cadastradas. “A Nós Periféricos é uma rede voltada a protagonistas de iniciativas periféricas que realizam projetos e ações transformadoras e que desejam fortalecer sua atuação em seus territórios”, explicou o secretário Guilherme Simões.
A rede oferece oportunidades, que são ações para melhorar as condições de atuação das lideranças e o desenvolvimento das iniciativas. Atividades para conectar os protagonistas e a Secretaria Nacional de Periferias e novidades, que são anúncios, dados e informações sobre ações e políticas direcionadas aos territórios.
No ar
Na plataforma, no mural de oportunidades, os cadastrados encontram cursos, eventos, editais e publicações. O primeiro evento, no próximo dia 3 de julho, está com inscrições abertas é o Encontro Articulação Periferia Sem Risco, uma plenária temática online com o Secretários Guilherme Simões.
Também estão na plataforma três editais com inscrições abertas: BNDES Periferias Fortes, Periferias Verdes Resilientes – SBN e Prêmio Periferia Viva 2025. Dentre as publicações, está disponível para download o guia “Potencializando iniciativas: guia para fundação e gestão de OSCs Periféricas”.
A rede pode ser acessada no seguinte endereço: https://interativo-mapadasperiferias.cidades.gov.br/nos-perifericos/mural-oportunidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades