Danos morais empresariais. Como funcionam?

Entende-se por danos todos os prejuízos que não são causados pela ordem material e financeira do indivíduo, danos que afetam diretamente nosso bem estar emocional, psicológico ou a nossa reputação.

Entretanto, apesar dos danos morais estar intrinsecamente ligado à existência de um indivíduo, as empresas também podem sofrer danos morais, conforme determinado o Superior Tribunal de Justiça (STJ), na Súmula nª 227.

Neste caso, chamamos de danos morais empresariais, quando afeta injustamente a hora e a imagem das empresas, ou seja quando há uma ofensa ilegal á sua reputação, perante a sociedade.

Enquadram-se em dano moral empresarial, quando as empresas são vítimas de difamação, calúnia, violação de sua imagem institucional ou práticas comerciais desleais por parte de concorrentes desleais ou terceiros. Essas ações podem trazer sérias consequências financeiras e reputacionais, afetando a credibilidade da empresa no mercado.

Quando a empresa for vítima de danos morais empresarial é importante procurar um amparo judicial para se recuperar dos prejuízos que lhe foram causados.