Em Urutaí, Defensoria assegura direitos com atendimentos jurídicos gratuitos

Atendimentos ocorreram neste sábado (17/01)

Neste sábado (17/01), a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio do projeto Defensoria Itinerante, garantiu assistência jurídica gratuita aos moradores em situação de vulnerabilidade do município de Urutaí, na região sul do estado. Foram realizados 46 atendimentos durante a edição do programa Deputados Aqui no município.

A aposentada Wanderleia Alves de Sousa, de 58 anos, procurou as Vans do Direito a fim de retificar a Certidão de Nascimento do filho. “Quando meu marido foi levar meu filho para registrar, o cartório errou meu nome, não colocou o ‘de’, colocou só Wanderleia Alves Sousa. E quando a gente foi fazer a identidade dele, a moça falou que teria que trocar a certidão”, relatou.

“Procurei o cartório para fazer na época e era muito caro. Ano passado a gente foi no cartório pra perguntar e a retificação do registro custava R$ 600. Aí eu falei, vou juntar esse dinheiro”, relembrou. “Nesta semana fiquei sabendo do evento aqui, e falei ‘vai que dá certo?’. E deu certo! Já está resolvido o problema. Economizei quase R$ 700”.

Por meio dos atendimentos itinerantes, Andréia Lemes e Fabrício Gonçalves realizaram o sonho de oficializar a união de 10 anos e converter em casamento. “Fomos muito bem atendidos, e agora estamos oficialmente casados! Nós já temos a nossa família, com duas filhas, e por isso decidimos tornar oficial”, comentou a assistida. Os atendimentos jurídicos foram realizados pelos defensores públicos Saulo Carvalho David e William Abreu de Amorim Júnior.

Garantia de direitos
Na ocasião, durante a solenidade de abertura do evento, o defensor público Saulo Carvalho David destacou os serviços da DPE-GO no mutirão de serviços. “A Defensoria está presente com uma ampla gama de serviços de assistência jurídica integral e gratuita, sendo prestada à população”, destacou.

Com o projeto Defensoria Itinerante, a DPE-GO busca atender, até 2027, pelo menos 40 municípios por ano, garantindo o acesso à justiça em localidades que ainda não contam com unidade instalada. Além disso, também pretende aumentar o número de atividades judiciais e extrajudiciais em 10%, em comparação ao ano anterior, e realizar 90 ações itinerantes anualmente. Assim, a instituição segue seu Planejamento Estratégico para o biênio 2025-2027, expande a atuação e amplia sua presença em todo o território goiano.