INSCRIÇÕES ABERTAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA NACIONAL PARA CONSELHOS TUTELARES E SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS (SGD). MPGO É PARCEIRO DA INICIATIVA

Estão abertas as inscrições para participação no curso de formação continuada nacional oferecido aos conselhos tutelares e sistema de garantia de direitos (SGD). A formação, que acontecerá todas as terças-feiras, às 19 horas, entre 23 de janeiro e 28 de maio, terá formato online e é gratuita.  O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio da Área da Infância e Juventude do Centro de Apoio Operacional (CAO), é uma das instituições que participam da iniciativa. O curso terá 17 módulos (confira aqui a programação), que serão transmitidos ao vivo pelo canal Proteção Integral no YouTube, onde serão disponibilizados vídeos e material de apoio aos participantes.

O coordenador da Área da Infância e Juventude do CAO, Pedro Florentino, será o mediador do primeiro módulo, que tratará sobre aspectos gerais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – a construção da proteção integral – e terá como expositores os mestres em ciências jurídicas João Luiz de Carvalho Botega e Graziela Cristina Damacena Gabriel.

O promotor de Justiça do MPGO Haroldo Caetano, que é idealizador do Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (Paili), participará da formação como um dos expositores do 15º módulo, no dia 7 de maio, que terá como tema Saúde Mental da Criança e do Adolescente. Ele estará ao lado dos psicólogos Ana Luísa Serra e Marden Marques Soares Filho, servidores do Ministério da Saúde, tendo como mediadora do módulo a psicóloga e pesquisadora Rita Ippolito.

A formação tem como objetivo criar um ambiente de aprendizagens, socializando reflexões e conhecimentos sobre diversos aspectos da proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, de forma a ofertar um conjunto de ferramentas e técnicas para que o profissional possa exercer melhor as suas atribuições, qualificar os relacionamentos interinstitucionais, contribuir com a sistematização de materiais e instrumentos legais, teóricos e práticos. Além disso, visa inaugurar uma política de formação de caráter continuado para conselheiros tutelares, suplentes, além de estudantes e profissionais de áreas relacionadas ao Sistema de Garantia de Direitos em todo o Brasil. (Texto: Mariani Ribeiro/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)