MPGO QUESTIONA MUNICÍPIO DE MINEIROS SOBRE IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE ARBORIZAÇÃO URBANA DE ÁREAS VERDES

O Ministério Público de Goiás (MPGO) abriu procedimento administrativo para acompanhar a política pública de implantação e manejo da arborização urbana de áreas verdes em Mineiros.
Em razão disso, o promotor de Justiça Rodrigo Carvalho Marambaia requisitou à prefeitura documentos e informações, tais como a cópia integral do Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes de Mineiros e inventário permanente de toda área urbana da cidade.

O inventário deverá contemplar nome científico e popular da espécie, endereço, coordenadas, altura e avaliação da copa, tronco e base, avaliação de objetos e efeitos colaterais.
O município também deverá informar quais árvores foram podadas ou arrancadas na área urbana desde janeiro de 2021 até hoje, indicando os responsáveis por essas iniciativas (particular, concessionária de energia elétrica ou município), e se o serviço foi precedido de autorização.
Realização de campanhas de educação ambiental, existência de plano de controle de pragas e doenças, destinação de resíduos de podas, produção de mudas em viveiro municipal também deverão ser informados ao promotor de Justiça.

Retirada de grande quantidade de árvores preocupa promotoria local.
Rodrigo Marambaia relata que chegou ao conhecimento do MP que a atual gestão municipal teria retirado uma vasta quantidade de árvores da cidade, após realizar o recapeamento asfáltico das ruas, aparentemente sem atender a critérios técnicos. O próprio promotor observou diversas podas drásticas.
Assim, abriu o procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar essa política pública. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MPGO)