Companhia Aérea Gol Encerra 2023 com Dívida de R$20,176 Bilhões

A Gol Linhas Aéreas anunciou o encerramento do ano de 2023 com uma dívida de aproximadamente R$ 20,176 bilhões. O resultado é preliminar e ainda não foi examinado por auditores externos. Em meio ao processo de recuperação financeira, o diretor-executivo da companhia, Celso Ferrer, optou por não utilizar o termo “recuperação judicial”, destacando que a empresa iniciou, em Nova York, os procedimentos para um chamado chapter 11.

O chapter 11 é um recurso legal utilizado por empresas de diversas nacionalidades, especialmente do setor aéreo, para continuar operando comercialmente enquanto negociam medidas para obter capital e reorganizar-se financeiramente. A dívida da Gol é atribuída principalmente à crise econômica gerada pela pandemia da COVID-19 e a atrasos no recebimento de aeronaves.

A divulgação dos resultados financeiros preliminares e não auditados referentes ao quarto trimestre do ano passado foi informada ao Tribunal de Falências dos Estados Unidos, onde a Gol protocolou o pedido de recuperação judicial. A companhia, uma das maiores do Brasil, opera voos para diversos destinos nacionais e internacionais.

Referências: [1] https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-01/em-recuperacao-judicial-gol-tinha-dividas-acima-de-r20-bi-em-2023