Projetos goianos de cidadania fiscal são contemplados em premiação
A cidadania fiscal em comunidades escolares, instituições e na comunicação social foi celebrada ontem, 16 de maio, no II Prêmio Estadual de Educação Fiscal, realizado pela Associação do Fisco do Estado de Goiás (Affego), em parceria com o Sindicato dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Sindifisco), no auditório do Sesc Cidadania, em Goiânia.
A Escola Municipal Terra Prometida, de Aparecida de Goiânia, conquistou o primeiro lugar em sua categoria, com o projeto “Construindo consciência: Origens dos recursos e preservação escolar”, coordenado pela professora Wanessa Renielle Rodrigues. A Universidade Federal de Goiás, com o projeto “Educação Fiscal para a cidadania e direitos humanos”, coordenado pela professora Carolina Lima Gonçalves, foi a primeira colocada na categoria “Instituição”, e a matéria jornalística “Alunos aprendem que impostos viram carteiras, giz e merenda”, publicada pelo Jornal “O Hoje”, e assinada pelo jornalista João Victor Reynol de Andrade, foi a vencedora na categoria “Imprensa”.
A coordenação de Educação Fiscal da Secretaria da Economia prestou consultoria técnica à Affego e às instituições que se candidataram ao prêmio. De acordo com o coordenador José Humberto Corrêa de Miranda, todos os projetos candidatos também serão estimulados à inscrição no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, que será realizado pela Febrafite no fim deste ano.
A secretaria da Economia também esteve representada no evento pela subsecretária da Receita Estadual Lilian Fagundes; pelo superintendente Central de Contabilidade e Contador-Geral do Estado, Ricardo Borges de Rezende; pelo delegado fiscal de Goiânia, Ricardo Lucena; pela gerente de Informações Econômico-Fiscais, Livia Cristina de Castro; pelos auditores fiscais João Arlindo e Cláudia Prado; e pela supervisora de assessoramento da SCG, Valquíria Andrade.
Confira, abaixo, todas as iniciativas contempladas:
Categoria Escola
Vencedores:
Escola Municipal Terra Prometida, Aparecida de Goiânia
“Construindo consciência: Origens dos recursos e preservação escolar”
Coordenadora: Wanessa Renielle Rodrigues
CMEI Jardim Maranatha, Aparecida de Goiânia
“Educação Fiscal e o Pequeno Cidadão”
Coordenadora: Simone Gonçalves da Silva
Centro de Ensino em Período Integral Francisco Maria Dantas Dantas
“Cidade inteligente na mente”
Coordenadora: Sônia Alexandre Ribeiro
Categoria Instituição
Vencedores:
UFG – “Educação Fiscal para a cidadania e direitos humanos”
Coordenadora: Carolina Lima Gonçalves
SENAC Catalão – “Oficinas: conscientização dos alunos sobre sistema tributário e cidadania”.
Coordenadora: Débora Isabel da Silva
Categoria Imprensa
Vencedores:
Jornal O Hoje- “Alunos aprendem que impostos viram carteiras, giz e merenda” – Jornalista João Victor Reynol de Andrade
Goiânia Urgente – “Black Friday chegou! E você, vai pedir a nota fiscal? Jornalista Minéia Gomes
Fonte: Comunicação Setorial – Economia