Segmento de carros de luxo cresce e impulsiona cadeia automotiva

Com um crescimento populacional de 10,4% nos últimos 10 anos e um PIB (Produto Interno Bruto) de 6,6% em 2022, acima da média nacional (2,9%), Goiânia é um filão que atrai olhares de todo país. São investidores e futuros habitantes que colocam a cidade nos holofotes da pujança econômica. Exemplo disso é o emplacamento de carros de luxo na cidade, que cresceu 29% no último semestre, deixando Goiânia como a sexta no ranking deste mercado no Brasil. Os dados são da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores).

Essa potência toda do setor puxa outros componentes da cadeia, como a estética automotiva. Para um público que paga caro para rodar com seus carrões pelas ruas da capital goiana, o fator estético conta muito, vale ‘ouro’, e a classe empresarial sabe disso. “É um mercado que está em desenvolvimento constante. Estética automotiva não é apenas lavar o veículo, mas sim ter um cuidado maior para melhor conservação do automóvel”, justifica Rafael Gonçalves, diretor da Aqualis Soluções, empresa que fornece produtos para limpeza e higienização de veículos e grandes frotas.

Os serviços de embelezamento automotivo têm como público alvo donos de carros importados, mas também atendem proprietários de veículos nacionais que são mais exigentes quanto à limpeza e conservação do automóvel. E por embelezamento do carro entende-se, além da lavagem especial, polimento e vitrificação, dependendo do caso. São clientes que chegam a pagar até R$ 3,5 mil por um trato completo na estética do veículo. “A lavagem do carro que oferecemos varia de acordo com o modelo e a necessidade do proprietário”, destaca Fabrício Alves Ramos, sócio de um estúdio de estética automotiva em Goiânia.

Clientela fidelizada

Fabrício conta que está no mercado há mais de um ano e conquistou um público bem fidelizado. Questionado se atende cantores sertanejos, o empresário desconversa. “Atendemos muitas pessoas do ramo musical”, garante o empresário. Mas o que chama a atenção na loja de embelezamento automotivo de Fabrício é a frota de carros que atende. Uma variedade de dar inveja a qualquer apaixonado por velocidade e design automotivo.

São modelos que vão desde os mais esportivos, como Porsche, Camaro, Corvette e Nissan 350Z, aos mais robustos, como SW4 e Land Rover Discovery. E a lista não para por aí. “Trabalhamos também com carros de colecionadores, como Opala, Fusca e Caravan, entre outros”. Fabrício atende uma média de 30 a 40 carros por mês. É um serviço bem detalhado e minucioso. “Nosso público valoriza os detalhes e o acabamento. Um dos serviços mais fornecidos pela nossa empresa é polimento e vitrificação, em que o valor inicial é de R$ 1.100, podendo chegar até R$ 3,5 mil”, calcula.

Para alcançar as expectativas dessa clientela, o sócio de Fabrício, Pedro Paulo Alves Lemos, conta que a peça-chave é trabalhar com produtos de excelência. “Trabalhamos apenas com itens de extrema qualidade, com marcas de referência”, explica o empreendedor, que é comprador de produtos da Aqualis Soluções desde quando inaugurou a loja.

A Aqualis Soluções está engajada neste público-alvo e de olho neste mercado. “O car detail é um mercado sólido, que cresceu exponencialmente na pandemia e segue em expansão. Além, é claro, do embelezamento do veículo pensando na valorização e manutenção daquele bem”, justifica Rafael Gonçalves.